O livro é o mais importante
Não adianta marketing para conteúdo fraco | Série: Como se faz um livro
Ser uma ponte entre o departamento editorial e de vendas, orientar a assessoria de imprensa, entender o que cada livro tem de mais atrativo e definir estratégias para atingir o público que poderá se interessar por ele. Essas tarefas nada simples são atribuições do departamento de marketing de uma grande editora como o Grupo HarperCollins Brasil, que abriga cinco diferentes selos editoriais e lança 20 novos livros por mês. Convidamos Daniela Kfuri, Diretora de Marketing e Vendas da HC Brasil, para nos ajudar a entender como funciona o marketing de livros. A entrevista faz parte da série Como se faz um livro, da Oasys Cultural.
O que é o “marketing do livro”?
D: Significa pensar todas as etapas e direcioná-las aos leitores e ao que será mais agradável e atrativo a eles. Seja em termos de capa, de sinopse, dos melhores pontos de venda, dos melhores locais para buscar as informações sobre o título, de como ele prefere consumir o conteúdo do livro (se de forma física, digital ou em áudio). Quando você coloca o consumidor/leitor no centro de qualquer decisão do seu negócio, você está tomando decisões de marketing.
A newsletter da Oasys Cultural é gratuita, mas você pode apoiar nosso trabalho apoiando com pagamento único ou mensal. É só mudar sua assinatura aqui:
Como é o trabalho no departamento de marketing de uma grande editora?
D: É uma loucura, mas somos apaixonados pelos livros (risos). O Grupo HarperCollins Brasil lança por mês (somando todos os selos) entre 16 e 20 livros. Buscamos trabalhar todos esses títulos da melhor maneira possível. Promovemos as ações dos títulos atuais pensando nas pré-vendas do mês seguinte, sem deixar de lado os livros já publicados. Precisamos estar atentos aos movimentos dos leitores e do mercado como um todo.
Qual é a relação do marketing com a assessoria de imprensa e o departamento comercial/vendas de uma editora?
D: No Grupo HarperCollins Brasil, a Assessoria de Imprensa está dentro do Departamento de Marketing, formando junto com o marketing de influência, o que chamamos de Relações Públicas. Entendemos a importância de pensar estratégias a partir de cada tipo de livro e da forma como queremos alcançar cada público, seja através da mídia impressa, sites, podcasts, rádio, televisão ou influenciadores.
O Departamento Comercial/Vendas de uma editora está profundamente ligado ao Marketing. No Grupo HarperCollins Brasil, eles fazem parte do mesmo guarda-chuva e estão, os dois, sob minha responsabilidade. O Marketing acaba sendo o responsável por gerar o desejo de compra nos leitores, facilitando o trabalho do Comercial que executa a ação com os livreiros e com o consumidor final.
Livros de não-ficção vendem melhor em todo o mundo. Como se dá o marketing para livros de ficção: conto, poesia, romance?
D: Quando os leitores buscam ficção para ler, esperam uma série de possibilidades e de sensações como escape, distração momentânea, diversão, se apaixonar pelos personagens etc. Temos que ter em mente todos esses pontos ao trabalharmos uma ficção junto aos consumidores. Além disso, o que mais faz vender um livro de ficção é o boca-a-boca, a indicação de alguém que leu um bom livro e precisou passar adiante o que acabou de sentir. Hoje em dia, temos os influenciadores digitais (nos canais online) e os livreiros (nossos influencers off-line diários) que fazem esse papel maravilhoso de disseminar o sentimento de quando lemos um bom livro.
Eventos é um setor da economia que cresce a cada ano. Qual é a importância dos eventos para a venda de livros, desde os grandes como bienais e festas literárias, aos menores como bate-papos em livrarias e noites de autógrafo?
D: Eventos têm grande importância na divulgação de livros. Noites de autógrafos e bate-papos em livrarias servem para aproximar escritores e leitores, para ampliar seu público além das redes sociais e promover uma celebração da leitura. Eventos maiores, como a Bienal do Livro, são importantes, não só para os autores, mas também para as editoras, pois são uma forma de nos aproximar dos leitores e vivenciar de perto o que pensam e sentem sobre os títulos que lançamos, suas preferências, percepção de preços etc. Nossa participação em eventos é focada nos leitores e nas relações que estabelecem com os autores, nossas grandes estrelas.
O que é importante ter em mente na hora de produzir um livro com vistas a uma melhor venda?
D: O livro é o mais importante! Não adianta fazermos um grande investimento em marketing, uma super distribuição, colocar os melhores acabamentos, se aquele título não tiver a capacidade de encantar e de conectar leitores. O conteúdo é, e sempre vai ser, o mais importante.
Daniela Kfuri é formada em Comunicação Social pela UERJ. Possui MBA em Marketing e Pós-MBA em Marketing Digital pela FGV. Fundou o Departamento de Marketing da editora Objetiva, englobando os selos Alfaguara, Suma de Letras, Fontanar e Ponto de Leitura. Trabalhou no Grupo Companhia das Letras e no Grupo Ediouro. Foi finalista do Prêmio Publishnews de Melhor Profissional de Marketing e Vendas em 2016 e vencedora do prêmio em 2018. É Diretora de Marketing e Vendas da HarperCollins Brasil que engloba as editoras Harlequin, Harperkids e Thomas Nelson.
Gostou da entrevista? Compartilhe com quem pode se beneficiar.
Conto de Marília Arnaud na Words Without Borders
“Um Certo Major Jacobina”, conto de Marília Arnaud, foi traduzido para o Inglês pela tradutora brasileira radicada nos Estados Unidos, Ilze Duarte, e publicado dia 5 de agosto na revista literária online Words Without Borders – uma das mais prestigiosas e reconhecidas do mundo. O texto é uma homenagem de Marília a Machado de Assis, e pode ser lido aqui.
Escreva e apareça – Oficina com Valéria Martins na Casa Pagã na FLIP
Na época atual, o trabalho dos escritores não se limita a escrever. É preciso dizer ao mundo que seu livro existe e conquistar novos leitores além do círculo de amigos e familiares. A agente literária Valéria Martins ministrará na Casa Pagã, durante a Festa Literária de Paraty (Flip ), uma oficina para informar, orientar e fornecer um método para escritores de ficção e não ficção usarem da forma correta as ferramentas digitais para divulgar sua obra. Informações e inscrições aqui.
Alexandre Gossn no Encontro de Leitores e Escritores na Pinacoteca de Santos
O escritor e cientista social Alexandre Gossn – cliente da Oasys Cultural – participa do encerramento da 1ª Feira de Livros da Pinacoteca Benedicto Calixto em Santos/SP, domingo, 25 de agosto, 17h. O autor vai conversar com o educador ambiental, Alexandre Huber e com a Presidente da Academia Santista de Letras, Taís Curi, além de autografar seus livros “Santo Adamastor – volumes I e II”, “Fascismo pandêmico” e “Chapados de cloroquina”. Local: Espaço Cultural da Pinacoteca de Santos. Evento gratuito.
Como se faz um livro
Perdeu as outras entrevistas da séria Como se faz um livro?
Leia aqui:
Quer continua recebendo as entrevistas da série “Como se faz um livro”? Deixe seu e-mail aqui:
Oasys cultural pela Europa
Oasys Cultural foi dar uma volta no mundo enquanto o trabalho continuava. Confira alguns pontos de parada da Valéria Martins:
Até a próxima!
Com carinho,
Valéria Martins | Agente Literária da Oasys Cultural
Receba nossas news direto na sua caixa de entrada: considere tornar-se um assinante gratuito ou pago.