Visita à Biblioteca Nacional e prêmios literários
Aproveitei que estava com hóspedes do Ceará e agendei uma visita guiada à Biblioteca Nacional, no centro do Rio de Janeiro. Que prazer ver a casa lotada de gente de todo lugar, brasileiros e estrangeiros. Jovens, adultos, idosos e crianças subiam e desciam as escadarias atrás dos guias que mostravam todo o percurso dos livros que chegam à BN, além da exposição de documentos da época da Independência do Brasil.
Eu estava devendo uma visita desde que a Oasys realizou o ciclo de debates online “Tradução de livros brasileiros no exterior”, em outubro, em seu canal no YouTube.
Ao fim do percurso guiado, procurei Fernando Berçot e Victória Alexandria no setor de Cooperação e Difusão. Eles participaram da live “Programa de apoio à tradução da Biblioteca Nacional” e nos convidaram para um café.
Conhecemos o andar onde eles trabalham, que também abriga o escritório da presidência – a ser ocupada em breve pelo poeta, tradutor, professor titular de Letras da UFRJ e membro da Academia Brasileira de Letras, Sr. Marco Lucchesi. É um lugar lindo!
Berçot nos contou sobre a origem da BN. Em 1755, a biblioteca real foi devastada pelo terremoto em Lisboa, seguido de um incêndio que consumiu a cidade. O religioso, escritor e bibliófilo Diogo Barbosa Machado doou, então, sua biblioteca à D. José, avô de D. João VI
A fuga às pressas para o Brasil, devida ao avanço das tropas de Napoleão, impediu que trouxessem os livros. A biblioteca veio depois, transportada em navios através do Oceano Atlântico, sob o risco de tempestades e naufrágios. Uma biblioteca viajante e corajosa!
Os livros da BN não podem ser emprestados. É possível consultar o acervo via site ou agendar visita para consultas presenciais. O centro de cooperação e difusão trata da expansão da literatura brasileira no exterior. Isso se dá através das bolsas de apoio à tradução. Editoras estrangeiras que desejem publicar obras de autores brasileiros se inscrevem em um edital para receber valor em dinheiro a fim de custear a tradução desses livros para o idioma local. Graças às bolsas, nossos livros e autores ganham o mundo.
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F55e65617-a295-4d60-9094-2ba6ab3c5c8d_1200x1600.jpeg)
Os campeões da tradução e publicação no exterior, contudo, são: Clarice Lispector, Machado de Assis e o contemporâneo Daniel Galera. Parabéns!
A Oasys Cultural agradece à Biblioteca Nacional e ao time do setor de Cooperação e Difusão pelas informações e pela simpatia. No que depender de nós, cada vez mais autores e livros brasileiros terão suas obras divulgadas e publicadas no exterior.
E viva a Literatura Brasileira!
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2Fa69700a0-599d-4410-98ad-9e198fb54405_1200x1600.jpeg)
Nota da direção
A Oasys Cultural é contra qualquer tipo de violência e contra a depredação do patrimônio público. Somos a favor da democracia e respeitamos o resultado das eleições. Que a Justiça seja feita, que a Lei Brasileira prevaleça.
Para celebrar
→ Vamos comemorar as boas notícias: o poeta, tradutor, professor e escritor Marco Lucchesi, membro da Academia Brasileira de Letras, é o novo presidente da Biblioteca Nacional. Ele entende da matéria, conhece a máquina pública - é professor da UFRJ - e é pessoa nota mil. Escolha acertadíssima da nossa nova ministra Margareth Menezes. Viva, vivaaaaa. ❤
Aberta a temporada de prêmios literários
→O Prêmio Sesc de Literatura chega à sua 20ª edição em 2023 como um dos mais importantes e consagrados no reconhecimento de escritores estreantes. Podem concorrer obras inéditas nas categorias Romance e Conto desde que o autor ou autora não tenha outros livros publicados nestes mesmos gêneros. Inscrições gratuitas e online até 03 de fevereiro, às 18h. Regulamento completo.
→O Prêmio Barco a Vapor (Premio El Barco de Vapor) é promovido pela Fundação SM nos nove países onde atua: Brasil, Chile, México, Argentina, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, Peru e Espanha. O propósito é revelar novos livros e autores de Literatura InfantilJuvenil. Como premiação, o vencedor ou vencedora ganha R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) e tem seu livro publicado na coleção Barco a Vapor, da SM Edições. Inscrições até 3 de março de 2023. Regulamento completo.
Para refletir
→ Hater: O pânico de muitos escritores. Nesta coluna escrita por Vanessa Passos, no Portal PublishNews, vemos um medo muito comum de quem coloca um livro no mundo: ser alvo de "odiadores da internet”. Ninguém quer ver seu trabalho ofendido e diminuído por perfis fakes, mas uma coisa é certa, como disse Vanessa: "A verdade é que eu me dei conta de que se ainda estivesse com meus livros na gaveta, sem ter publicado e colocado no mundo, eu não estaria sofrendo hate nenhum”. O antídoto é se abastecer dos depoimentos daqueles que são tocados pelo trabalho e das críticas construtivas.
→ Em dezembro, o influencer Luva de Pedreiro ganhou o livro “O caçador de pipas” como presente de amigo oculto em uma troca entre artistas promovida pelo programa Fantástico (TV Globo). Muita gente achou engraçado, mas o escritor e coordenador do Prêmio SESC de Literatura, Henrique Rodrigues, escreveu uma interessante e profunda reflexão sobre o fato no texto “Onde os livros não chegam é onde mais precisam estar”, publicado no Portal PublishNews - Leia na íntegra aqui.
Oasys Indica
→ Para quem deseja escrever biografias: O novo livro do jornalista e escritor Ruy Castro, A vida por escrito, é um guia imprescindível – incluindo todos os segredos, as técnicas e os truques do biógrafo de personalidades como Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, entre outras.
Para um 2023 mais planejado
Deseja ler mais e melhor em 2023? Então, ouça o conselho da agente literária e entenda o que é preciso para realizar essa meta e chegar ao fim do ano com uma lista de leituras supimpas concluídas com sucesso!
Lembre-se de deixar seu comentário e expressar suas vontades sobre o que gostaria de ver por aqui. Vamos adorar saber suas impressões.
Até a próxima!
Com carinho,
Valéria Martins | Agente Literária da Oasys Cultural