Uma boa oficina literária pode mudar sua vida
Inauguramos uma série de vídeos semanais no Instagram @oasyscultural com título “Modos de escrever”. A intenção é inspirar e dar ideias àqueles e àquelas que sentem “bloqueio” ou dificuldade em escrever. Todas as dicas têm como base experiências e práticas de escritores reconhecidos no meio literário e mercado editorial brasileiro. Sigam @oasyscultural e aproveitem.
Dentre as maneira de iniciar um novo livro, sem dúvida, se destaca investir em uma boa oficina literária. O motivo é que uma boa oficina é capaz de mudar a vida do escritor ou escritora. Isso é fato comprovado. A propósito, o que eu mais faço quando dou consulta aos escritores cujos originais não estão prontos para publicação é indicar que façam uma boa oficina para aperfeiçoar seu livro e seu talento.
A boa notícia é que a maioria das oficinas passou a ser oferecida no formato online no pós-pandemia. Mas atenção: é importante escolher com quem irá fazer a oficina. Não pode ser o Zé das Couves lá do fundo do quintal. Precisa ser escritor(a) ou professor(a) reconhecidos no meio literário e a oficina precisa ser dada em local/plataforma de confiança. Preferência pelas oficinas ao vivo, presenciais, para você ter a leitura do seu original pelo professor. Isso é fundamental: leitura e comentários do professor(a). Haverá vídeo no Instagram da Oasys, acompanhem os posts!
A Oasys Cultural também vai indicar locais e professores fidedignos em seu Instagram, para você escolher, ponderar e se planejar. O que eu posso dizer é:
Sou prova viva do efeito das oficinas. Já fiz várias e mudaram minha vida de escritora – porque eu sou a única agente brasileira que também escreve.
Em março será publicado meu primeiro livro ficção literária, “O lugar das palavras” (Ed. 7Letras), que reúne contos produzidos na Oficina de Ivan Cavalcanti Proença, Mestre e Doutor em Literatura Brasileira. Agora trabalho em uma narrativa longa iniciada durante uma oficina com Itamar Vieira Jr. em 2021.
Bora que bora se planejar e trabalhar! E boas escritas.
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F1272bba1-f530-429b-b2da-6d88f1921033_4608x3456.jpeg)
Falando nisso…
Selecionamos 5 lugares que oferecem ótimas oficinas literárias, entre outros cursos sobre o tema. Vale a pena ficar de olho nessa seleção:
Eventos - imperdíveis - promovidos pela Oasys:
A função do canal da Oasys Cultural no YouTube é oferecer conteúdo às pessoas que, independente do gênero literário, desejam escrever e se aperfeiçoar nas artes da escrita, tanto em termos de técnica quanto em termos de ideias/conteúdo.
Com esse espírito, em fevereiro, teremos os eventos online, gratuitos:
7/02, 19h - "Escrever a loucura - A arte como sentido" com Elieni Caputo, doutoranda em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela USP e autora do livro "Laço de fita" (Ed. Quixote), sobre a experiência da internação psiquiátrica à força, e Vitor Pordeus, psiquiatra transcultural, discípulo da Dra. Nise da Silveira, curador da exposição sobre a Dra. Nise, que percorreu os CCBBs do Brasil em 2022, ator e dramaturgo.
Cadastre-se abaixo para receber o lembrete:
28/2 de fevereiro, 19h - "O enigma físico e metafísico da poesia" com Alexandra Vieira de Almeira, mestre em Literatura Brasileira e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ e autora do livro de poesias "A mecânica da palavra" (Ed. Penalux) e Alexei Bueno, poeta, editor e ensaísta, membro do PEN Clube do Brasil, vencedor do Prêmio Biblioteca Nacional categoria Poesia com o volume de versos "O sono dos humildes" (Ed. Patuá). Cadastre-se abaixo para receber o lembrete:
Inscreva-se no canal e marque os lembretes. Se por acaso não puder estar ao vivo na hora, os eventos ficam gravados e poderá assistir depois. A vantagem de estar presente é a interação com os autores: fazer perguntas, comentários, etc. Todas as interações são exibidas na tela durante a live.
Primeiro capítulo da série #Modos de Escrever
→ Como surgem as ideias para um livro? Neste vídeo a agente literária, Valéria Martins, conta sobre o processo criativo de uma premiada escritora. Quer se inspirar? Clique e assista!
Vale o Play:
→ O podcast do PublishNews conversou com Marco Luchesi, o novo presidente da Biblioteca Nacional. Lucchesi tem um currículo extenso: premiado poeta, escritor, romancista, ensaísta, tradutor, historiados, professor titula da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. E sua relação com a Fundação Biblioteca Nacional é de longa data. Começou com 15 anos, como frequentador e mais tarde como editor da Revista Poesia Sempre.
Escute a conversa sobre carreira, relação com funcionários e planos para o futuro aqui:
Dia de celebrar a nossa agente literária!
→ Hoje, 31 de janeiro, é o aniversário da agente literária Valéria Martins, fundadora e diretora da Oasys Cultural! Viva!!!
O presente dela está na gráfica: seu primeiro livro de contos - que também pode ser lido como romance - "O lugar das palavras" (Ed. 7Letras), com lançamento na primeira lua cheia de março, no Rio de Janeiro.
Quer saber mais? O convite será divulgado em breve nos Instagrams da Oasys e pessoal dela: @valeria.martins786. Esperamos você no lançamento!
Escritores da Oasys
→ Conheça Alexandra Vieira de Almeida e suas obras publicadas:
→ Conheça Elieni Caputa e suas obras publicadas:
→ Conheça Inah Xavier e seu primeiro livro publicado:
Gostou dos assuntos abordados? Deixe seu comentário e aproveite para dizer o que mais gostaria de ver por aqui.
Até a próxima!
Com carinho,
Valéria Martins | Agente Literária da Oasys Cultural