Aconteceu há pouco a Feira do Livro de Frankfurt – o maior evento editorial do mundo. O que os escritores brasileiros têm a ver com isso? Tudo. Quem almeja vender livros e ser lido, precisa saber como funciona o mercado do qual deseja fazer parte, para não ficar “patinando” à margem. Parece desafiador, mas é esplendoroso quando as peças começam a se encaixar e passamos a entender o funcionamento do intrincado e único mercado de livros. Tudo se ilumina.
PublishNews é o portal de notícias do mercado editorial. Todos que trabalham com livros leem: do dono da editora ao vendedor de livraria; os escritores, tradutores, povo que trabalha em editoras. Se você quer ser escritor ou escritora, precisa ler o PN. A cobertura da Feira de FKF está toda lá.
Por exemplo, ficamos sabendo que na Alemanha existe o "Kulturpass", programa do governo federal alemão que dá 200 euros para quem completar 18 anos, a serem gastos em produtos e eventos culturais. Segundo a Associação Alemã de Editoras e Livrarias, Livros representam mais de 50% das escolhas dos jovens alemães.
Houve o lançamento do Ljubljana Reading Manifesto, assinado por escritores como Margaret Atwood, Olga Tokarczuk (Prêmio Nobel de Literatura 2018) e Slavoj Zizek, em favor da importância do incentivo à leitura na era digital. Um trecho do texto diz assim:
"A leitura de alto nível é a nossa ferramenta mais poderosa para o pensamento analítico e crítico."(…) "Ela exercita a metacognição e a paciência cognitiva, expande nossas capacidades conceituais, treina a empatia cognitiva e a tomada de perspectivas – habilidades sociais indispensáveis para cidadãos em uma sociedade democrática".
O manifesto está disponível para ser assinado on-line no site.
OBS: Um levantamento feito pela PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), do IBGE, por exemplo, aponta que mais de 40% das crianças brasileiras entre 6 e 7 anos não sabiam ler em 2021.
“Educação natural”, de João Gilberto Noll, ganha prêmio da Biblioteca Nacional
O livro de contos “Educação natural – Textos póstumos e inéditos”, do escritor gaúcho João Gilberto Noll (1946-2017), organizado pelo escritor e pesquisador Edson Migracielo e publicado pela Editora Record, foi agraciado com o Prêmio Clarice Lispector da Biblioteca Nacional. Noll amava Clarice e ela era uma referência literária para ele. A Oasys Cultural tem a honra de cuidar da obra do escritor junto com sua família. Viva o Noll!
Valéria Martins, escritora e agente literária, na Casa PublishNews na FLIP
Já começou a fazer a sua programação para a Flip 2023?
Então reserve sua agenda para o sábado, 25/11, das 13h20 às 14h20.
Valéria Martins, diretora da Oasys Cultural e autora de “O Lugar das Palavras”(7Letras) estará compondo a mesa: A jornada do escritor: como pensei, publiquei e divulguei meu livro, com Vinícius Portella, fundador da Editora Machado e autor de O Inconsciente Corporativo e Outros Contos (DBA Editora), e outros escritores. Com mediação de Vagner Amaro Publisher da Editora Malê.
“O desenho extraviado de Hieronymus Bosch”
Nesta quarta-feira, 8 de novembro, 19h, o escritor e professor Godofredo De Oliveira Neto vai bater um papo com o jornalista e crítico de cinema Rodrigo Fonseca na Livraria Janela Jardim Botânico. O evento, produzido pela Oasys Cultural, reúne os dois craques em torno do romance mais recente de Godô, publicado pela Editora Almedina. A obra aborda o tema do tráfico de obras de arte, além de questões de raça e fake News. O escritor foi eleito para a Academia Brasileira de Letras desde em 2022.
Trilha de Letras ganha nova temporada
Conceição Evaristo, Ana Maria Gonçalves e Henrique Rodrigues – estes dois últimos, clientes da Oasys Cultural para feiras de livros –, são alguns dos escritores entrevistados na nova temporada do programa Trilha de Letras, o único da TV aberta dedicado à literatura. A nova temporada estreou dia 1 de novembro e irá ao ar toda quarta-feira às 22h, ficando disponível no Youtube. A apresentação é de Eliana Alves Cruz.
Teaser do programa:
Festa de arromba
A Oasys Cultural completou 15 anos com uma festa maravilhosa no espaço Be+Co em Botafogo, Rio de Janeiro. A celebração reuniu clientes e ex-clientes, escritores do Clube da Leitura, amigas e amigos e colaboradores que fazem parte dessa trajetória. O toque de classe foi a apresentação da artista burlesca Fairy Adams, que encantou a todos com sua performance.
Valéria Martins na FLITI
A agente literária Valéria Martins, que também é escritora, foi à Feira Literária de Tiradentes como convidada da mesa “A revolução da maturidade”, a propósito de seu livro-reportagem “A revolução da longevidade – Viva a segunda metade da sua vida com prazer e sabedoria” (Ed. Alaúde, 2020). A conversa com a influencer de maturidade Kika Gama Lobo teve mediação de Anna Lee.
Escritores da Oasys
Conheça Vera Saad e suas obras
Conheça Ricardo Motomura e suas obras
Até a próxima!
Com carinho,
Valéria Martins | Agente Literária da Oasys Cultural