

Discover more from Newsletter da Oasys Cultural
Quer escrever melhor? Cuidado com o lugar-comum.
Um conselho precioso para deixar seu texto mais atraente.
Você já deve ter ouvido as expressões "lugar-comum" e "clichê", sempre ditas de modo pejorativo. Elas diminuem o valor de qualquer obra de arte, inclusive, de um texto literário. Mas você sabe o que significam?
Lugar-comum em literatura são aquelas expressões que já foram ditas e re-ditas mil vezes. Exemplos: "lágrimas rolaram pela face", "pensou com seus botões", `'turbilhão de emoções". Quantas vezes vc já leu/ouviu essas expressões? Muitas. São como um pano de chão lavado, sovado, encardido. Melhor evitar.
A função do escritor ou escritora é criar novas e originais maneiras de falar sobre tudo e todas as coisas. Ter desenvoltura com as palavras. Usá-las de forma in-comum. Aí sim, seu texto terá verdadeiro valor literário.
Esse é apenas um dos detalhes que devemos prestar atenção se quisermos escrever um bom texto. Seja um conto, uma crônica ou um romance.
Se recebeu este e-mail, provavelmente, você deseja evoluir na escrita, publicar seu livro, tornar-se reconhecida(o) como escritor(a). A ideia desse novo canal de comunicação da Oasys Cultural é contribuir com esse processo. Aqui estaremos mais próximos, em um espaço menos barulhento que as redes sociais.
Traremos sempre uma história, sugestão de livro e informações relevantes sobre a arte de escrever e o mercado editorial. Se tem interesse em receber esse conteúdo, coloque este e-mail na caixa de entrada e salve o nosso endereço em seus destinatários. Assim você “ensina” ao sistema que gosta e quer ler nossos e-mails. Ah! Compartilhe com aquelas pessoas que também podem se beneficiar.
Dito tudo isso, vamos ao primeiro giro de notícias da Oasys Cultural.
→ Escrever é um ato político
A Oasys Cultural foi a produtora deste evento que aconteceu dia 19 de maio na livraria Megafauna, em São Paulo. Adilson Zambaldi e Maria Fernanda Elias Maglio, clientes queridos da Oasys Cultural, leram trechos de seus livros de contos, conversaram com o público e autografaram exemplares. A mediadora da conversa foi a jornalista Renata Fiorenzano.
O evento esquentou uma das noites mais frias do ano.
Vale o clique:
→ Selecionamos seis livros tops que se tornaram ótimos filmes e recebemos várias sugestões nos comentários. Quer ver tudo? É só clicar na imagem abaixo.
→ O trabalho da agente literária é um dos episódios do podcast PRELO, produzido pelo escritor e professor de Escrita Criativa Tiago Novaes, também cliente da Oasys Cultural. A entrevistada sou eu e o papo continua super-atual. Para escutar é só clicar na imagem abaixo. (Depois me conta o que achou?)
Fique de olho
→A Biblioteca Nacional abriu as inscrições para o seu Prêmio Literário 2022 - com oito categorias. Para obras publicadas de 1º de maio de 2021 a 30 de abril de 2022. Prazo: 30 de junho no site. Para mais informações acesse aqui.
→Além da BN, ainda estão com inscrições abertas seis prêmios literários para obras publicadas e inéditas. Clique aqui para ver um resumo com prazos e categorias. Aproveite para seguir a Oasys Cultural no Instagram.
→ Ontem aconteceu uma conversa intercontinental sobre o livro "A Poesia da Geração 65" (Cepe Editora). Com os professores Arnaldo Saraiva e Marcos Alexandre Faber (Universidade do Porto, Portugal) e mediação de Wellington de Melo, editor.
Para assistir é só clicar abaixo:
Antes de me despedir, me conta, o que mais você quer ver por aqui?
Até a próxima!
Com carinho,
Valéria Martins | Agente Literária da Oasys Cultural