Pense, imagine, escreva
Imaginar antes de escrever diminui a angústia e melhora o resultado
“Com certeza, o lugar desempenha um papel bem significativo nos meus romances. Só consigo começar a escrever quando o visualizo com clareza”.
A fala da escritora japonesa Yoko Ogawa (foto) – autora de “A piscina”, “Diário da gravidez” e “Dormitório”, novelas reunidas agora em um único volume pela editora Estação Liberdade, vencedora dos principais prêmios da literatura japonesa e finalista do Booker Prize International 2020 com “A polícia da memória” – dialoga com a Oficina da Imaginação, do escritor e crítico literário José Castello.
Nesta oficina, o cronista do Jornal Rascunho, vencedor do Prêmio Jabuti com o romance “Ribamar”, propõe um exercício conjunto de pensamento, discussão e imaginação para dar cor, forma, carne e coração a personagens, cenários e, principalmente, aos conflitos que movem as histórias.
Experimente, antes de simplesmente se sentar em frente ao computador, tomar um tempo para IMAGINAR a cena que irá escrever: detalhes, sons, cheiros. Quanto aos personagens, visualizá-los na sua frente como se fossem pessoas de verdade. O que eles pensam, sentem, como reagem, como se movem, como falam, o som/sotaque da sua voz? Faz toda diferença.
E atenção ao tempo que despende assistindo a séries e bobagens na internet. O excesso de conteúdo embola a nossa imaginação.
Aproveitem o recesso de fim de ano para imaginar e escrever. Feliz Natal! E boas escritas.
João Gilberto Noll – Finalista do Prêmio Jabuti Contos
"Educação Natural - Textos póstumos e inéditos" (Ed. Record), de João Gilberto Noll (1946-2017), com organização do escritor e pesquisador Edson Migracielo, passou em todos os "filtros" do Prêmio Jabuti e é um dos cinco finalistas na categoria Contos. Ao ganhar nesta categoria, naturalmente concorre a Melhor Livro do Ano Ficção.
Esse é mais um reconhecimento do grande valor da obra do Noll. O escritor ganhou sete vezes o Jabuti, sendo a vez mais recente em 2020, quando venceu Melhor Livro Brasileiro Traduzido no Exterior com "Lorde" (Ed. Record e Two LInes Press/EUA).
Viva o Noll! Vamos torcer por ele! A cerimônia de entrega do Prêmio Jabuti acontece nesta terça-feira, 5 de dezembro, 20h, no Theatro Municipal de São Paulo. A agente literária Valéria Martins estará presente.
A Oasys Cultural tem a honra de cuidar da obra de João Gilberto Noll.
Apanhado da FLIP 2023
Essa foi uma FLIP diferente. Em vez de reverenciar grandes estrelas da Literatura mundial, aprender e descobrir novas maneiras de enxergar o mundo e as pessoas. Jornais criticaram, mas toda mudança gera estranhamento no início, certo? Mais mesas sobre poesia, mulheres e pretes.
O evento que já recebeu Toni Morrison, Isabel Allende (levada pela Oasys Cultural em 2010), Annie Ernaux, J.M. Coetzee e Svetlana Alexijevich, entre outr´s, se renovou. A chuvarada, a falta de luz, contribuíram para quebrar paradigmas.
Na sexta-feira a luz voltou e a FLIP vibrou com as revelações trazidas por escritoras, artistas, professoras e pensadoras como Akwaeke Ebezi (Nigéria/EUA), Luiza Romão (SP), Dionne Brand (Trinidad Tobago), Leda Maria Martins (RJ), Carla Akotirene (BA), Christina Sharpe (EUA), Angélica Freitas (RS). Mulheres fantásticas! As mediadoras cumpriram muito bem o seu papel.
A Flip 2023 foi para aqueles fortes na fibra e de coração macio ❤️
Afrofuturismo na literatura
Sob inspiração da FLIP 2023, que levou autores pretes à programação principal, bebemos na fonte do editor Israel Neto (Mano Réu - @manoreu1 ), que indicou no jornal independente Nexo, cinco livros afrofuturistas de escritores brasileiros. Bora conhecer:
Escritores da Oasys
Conheça Luciana Lachini e suas obras:
Conheça Marcos Aquino e suas obras:
Até a próxima!
Com carinho,
Valéria Martins | Agente Literária da Oasys Cultural