Oasys Cultural na Flip 2022
A Flip é o grande momento do ano para quem trabalha com livros de ficção: conto, romance, poesia.
Paraty é uma cidade pequena, então, é fácil se encontrar. Aquela pessoa do mercado editorial com quem precisa falar, resolver algo, você encontra – e resolve. Os autores mais prestigiados da festa passeiam pelas ruas – e dá para tirar, foto, trocar algumas palavras, pegar um autógrafo.
Nessa Flip eu assisti a uma conversa sobre a Lei do Preço fixo – irei esmiuçar o tema em uma próxima ocasião –, que vigora em Alemanha, Argentina, França, Itália, entre outros países, com o propósito de proteger a saúde do mercado de livros e evitar que as livrarias de rua fechem. Participaram Alexandre Martins Fontes, dono da livraria e editora com mesmo nome; Rosely Boschini, dona da Editora Gente, e Roberta Machado, dona da Editora Record. O encontro aconteceu na Casa PublishNews.

A Editora Record, que estava de aniversário de 80 anos, ofereceu uma festança que reuniu boa parte das pessoas do mercado em Paraty. Estiveram presentes Ana Maria Gonçalves, autora do clássico-contemporâneo “Um defeito de cor”, e Carla Madeira, autora do best-seller “Tudo é rio”, entre outras personalidades.
Nesse mesmo dia, mais cedo, a Casa Record abrigou a conversa entre Edson Migracielo, organizador de “Educação natural”, livro com textos póstumos e inéditos de João Gilberto Noll, e João Silvério Trevisan, autor de “Vagas notícias de Melinha Marchiotti”, reeditado após 40 anos fora do mercado. A mediação foi da jornalista Simone Magno.
Ainda houve tempo de assistir às mesas-redondas e participar de sessões de autógrafos com escritores admirados como Geovani Martins, que está lançando o novo romance “Via Ápia” (Ed. Companhia das Letras), sobre a ocupação da favela da Rocinha e a influencia desse episódio na vida de quatro jovens amigos, e Annie Ernaux, autora de vários livros, entre eles, “O acontecimento” (Ed. Fósforo), sobre um aborto clandestino realizado quando o procedimento ainda era ilegal na França – hoje é legalizado.
Já que a Flip é o Carnaval dos livros, chega a hora da Quarta-feira de Cinzas. Voltamos para casa meio tristes, mas ano que vem tem mais!
Oportunidades
→ A premiada escritora Andrea Del Fuego, que assina romances como “Os malaquías”, “As miniaturas” e “A pediatra”, todos publicados pela Companhia das Letras, dará um aulão no próximo sábado (10/12), das 11h às 13h, via plataforma Zoom. As inscrições acontecem exclusivamente no site da Balada Literária e têm o valor de R$ 100. Um dos tópicos abordados será a construção da voz literária do personagem.
Oasys recomenda
→ A FLUP – Festa Literária das Periferias –, que descobriu talentos como Geovani Martins, entre outros, segue com sua programação até o dia 11 de dezembro no Centro de Artes da Maré (RJ). Sua principal característica é acontecer em territórios tradicionalmente excluídos dos programas literários, na cidade do Rio de Janeiro.
Em nove edições, o evento ganhou alguns prêmios como Faz diferença de 2012, dado pelo Jornal O Globo, Awards Excellence da London Book Fair (2016), Retratos da Leitura do Instituto Pró-Livro (2016) e Prêmio Jabuti categoria Fomento à Leitura da Câmara Brasileira do Livro (CBL). Parabéns aos realizadores! Veja a programação completa aqui.
→ Machado de Assis é tema de seminário on-line: Conexões Itaú Cultural promoverá encontro 'Machado canônico', de terça (6) até quinta-feira (8), sobre a recepção da literatura machadiana no plano internacional. Veja a programação completa aqui.
Oasys celebra
→ Salve, salve, Adriana Vieira Lomar, cliente da Oasys Cultural, é uma das cinco finalistas do Prêmio Kindle de Literatura 2022. ❤️ O resultado sai em fevereiro de 2023. Vamos acompanhar e torcer!
Recomendamos ler e pontuar o livro na página na Amazon. Adriana trabalha duro, escreve todos os dias, estudou com mestres da Escrita Criativa. Esse resultado parcial já é um prêmio por seu esforço e dedicação. Parabéns!
→ Lembrando que Marília Arnaud, também cliente da Oasys, foi a grande vencedora do prêmio em 2020, com o romance “O pássaro secreto” (Ed. Record).
Escritores da Oasys
→ Conheça Julia Barandier e suas obras publicadas:
→ Conheça Luciana Chardelli e suas obras publicadas:
Para assistir
→ A escritora, professora e poeta Ninfa Parreiras falou sobre o livro de contos "Mosaico", de Francine Ramos (Ed. Penalux) em seu canal no Youtube. O universo das mulheres e seus segredos: Luiza, Verônica, Francisca, Carmem, Simone, Ana, Claudia, Elvira, Maristela e Maria. O que revelam essas protagonistas? O que nos escondem? Assista ao vídeo e descubra um pouco:
Lembre-se de deixar seu comentário e expressar suas vontades sobre o que gostaria de ver por aqui. Vamos adorar saber suas impressões.
Até a próxima!
Com carinho,
Valéria Martins | Agente Literária da Oasys Cultural