Escrever é trabalhoso. Demanda tempo rever o texto quantas vezes for necessário até que esteja realmente bom. Inúmeros cortes, ajustes, reescritas. Por isso, escrever e publicar muito rápido, sem respeitar o prazo de pelo menos um ano (o ideal são dois anos) entre um e outro livro, pode passar a impressão de que a pessoa é leviana. Que seu trabalho não é bom e que não é cuidadosa o suficiente.
Outros motivos para evitar publicar um livro atrás do outro, com intervalos curtos:
Cada livro publicado requer entre três e seis meses de esforço de divulgação. É algo a longo prazo. Publicar um em cima do outro embola o meio de campo.
O primeiro público-alvo de todo escritor(a) é sua família, amigos, colegas de trabalho. É preciso cultivar esse núcleo para que cresça e não cansá-lo com novos lançamentos a toda hora.
Por outro lado, demorar demais para publicar – quatro ou cinco anos entre um livro e outro – tampouco é bom. Se passar muito tempo, a memória da gente vai se apagando, ainda mais em uma sociedade em que vigora a “ditatura da novidade”.
Se quiserem ser escritores “profissionais”, planejem-se, estudem, leiam, escrevam.
Ganhar dinheiro com livros, ah, isso é outra história.
Jabuti 2024 premia livros lançados em 2023
O mais antigo e tradicional prêmio literário brasileiro vem se reinventando a cada edição. 2024 traz novas categorias para livros de não-ficção. Prazo: 13 de junho . Informações aqui.

Prêmio Kindle vai eleger melhor romance inédito
O prêmio instituído pela Amazon é voltado para originais inéditos de romance e requer que os candidatos publiquem suas obras em formato ebook na plataforma Amazon KDP. Com isso, eles deixam de ser inéditos. É decidir e apostar. Prazo: 31 de agosto. Informações aqui.
Prêmio Paulo Leminski escolhe os melhores contos
O Paraná é um dos estados mais literários do Brasil e a prefeitura da cidade de Toledo realiza há 33 anos um bom concurso de contos que tem relevância no meio literário. Prazo: 31 de maio. Inscrições aqui.
10º Prêmio Edy Braun se dedica a crônicas e poesias inéditos
Toledo também prestigia cronistas e poetas abrindo oportunidade para mostrarem seu trabalho. Prazo: 31 de maio. Informações aqui.
A remuneração dos escritores:
“Como é a remuneração dos escritores?” Alguns se chocam quando descobrem a verdade. Oasys Cultural preparou este post para esclarecer e para lançar luz sobre uma lei, ainda não aprovada, cujo propósito é proteger o mercado de livros e valorizar o trabalho dos escritores. Clique no post abaixo e entenda:
Escritores da Oasys:
Conheça Francisco Rogido:
Conheça Elton Fredericki:
Conheça Nelson Job:
Até a próxima!
Com carinho,
Valéria Martins | Agente Literária da Oasys Cultural