O que significa escrever bem?
O que faz um escritor ou escritora ser considerado bom ou boa? Quais são os atributos necessários a uma pessoa sobre quem se diz: “escreve bem pacas”. O que significa escrever bem?
Essas são questões difusas que envolvem muitas variáveis, é difícil respondê-las. Mas bons escritores existem. E a principal maneira de reconhecê-los são os prêmios literários. Funcionam como uma oportunidade e um filtro. Sorte ajuda, sim. Mas dizem por aí que “A sorte ajuda quem a ajuda também”.
No caso de um escritor ou escritora, “fazer a sua parte” significa ler muitos e bons livros, desenvolver estilo próprio, ter ideias originais, praticar, limpar seu texto, ler em voz alta, só considerá-lo pronto após muitas revisões e aprimoramento. Polir a pedra bruta até transformá-la em diamante.
Esse esforço vale a pena de qualquer jeito, mas também aumenta as chances de ganhar um prêmio literário. O resultado pode transformar a vida de um escritor(a).
Oasys Cultural convidou Bruno Ribeiro e Mailson Furtado para conversar com o público e contar suas experiências em seu Canal no Youtube. Ambos vivem no Nordeste e, graças aos prêmios literários, queimaram etapas em direção a obter respeito e reconhecimento no meio literário brasileiro.
Venha participar ao vivo.
18 de outubro, terça, 19h - Bruno Ribeiro. Ative o lembrete:
20 de outubro, quinta, 19h - Mailson Furtado. Ative o lembrete:
Eventos abertos e gratuitos, todes convidades! ❤️
Vem aí…
→ Resgatando o brilhantismo e a excelência de sua programação cultural, a FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty - traz em novembro ao Brasil a escritora francesa, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura 2022, Annie Ernaux. Lembrando que o público fiel à FLIP já teve a oportunidade de estar na presença de outros ganhadores dessa grande láurea, como J.M. Coetzee, Tony Morrison e Svetlana Aleksiévich, entre outros. Uma honra!
Annie Ernaux, de 82 anos, é publicada no Brasil pela pequena editora Fósforo e vive um momento de intensa popularidade no mundo, graças ao sucesso de seus livros - autoficção elaborada - "O acontecimento", "O lugar", "A vergonha", "Os anos". O Prêmio Nobel justificou a cessão da premiação à escritora “pela coragem e acuidade clínica com que desvenda as raízes, os estranhamentos e os constrangimentos coletivos da memória pessoal.”
A Flip acontece de 23 a 27 de novembro na cidade histórica de Paraty, no Rio de Janeiro.
Oportunidades
→O Prêmio Todavia de não-ficção abriu inscrições - vão até abril de 2023. Dá tempo de preparar um bom projeto, desenvolver e se inscrever. O mote desse ano são as biografias. Informações aqui.
Notícias
→O escritor e jornalista Ruy Castro ganhou a disputa pela cadeira 13 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele é autor livros de não-ficção sobre a história do Brasil e de biografias que se tornaram best sellers como "O anjo pornográfico" (1992), na qual retrata o dramaturgo e escritor Nelson Rodrigues; "Estrela solitária" (1995) sobre o jogador de futebol Garrincha, e "Carmen, uma biografia" (2005) sobre a cantora e atriz Carmen Miranda.
Ruy começou a carreira como repórter na revista Manchete, onde o diretor de redação era Justino Martins, pai da agente literária Valéria Martins. Em sua coluna na Folha de S. Paulo, Ruy algumas vezes mencionou a influência de Justino e tudo que aprendeu com o mestre. Parabéns ao novo imortal!
→ Oasys lamenta o falecimento da editora Eny Maia, fundadora das editoras infantojuvenis Biruta e Gaivota, no início de outubro. Ela nasceu em 1940, no Rio de Janeiro, era pedagoga com mestrado e doutorado em Educação. A Oasys Cultural atua no agenciamento literário da série de romances históricos juvenis Quissama, do escritor catarinense Maicon Tenfen, publicada pela Biruta. Os dois volumes à venda nas livrarias são "O império dos capoeiras" e "Território inimigo". Eny tinha 82 anos, teve uma vida plena e feliz, trabalhando com o que amava. Parabéns para ela.
Escritores da Oasys
→ Conheça Marília Arnaud e suas obras publicadas:
→ Conheça Rosane Queiroz e suas obras publicadas:
Lembre-se de deixar seu comentário e expressar suas vontades sobre o que gostaria de ver por aqui. Vamos adorar saber suas impressões.
Até a próxima!
Com carinho,
Valéria Martins | Agente Literária da Oasys Cultural