Ele é onipresente em nossas vidas. É para ele nosso último olhar antes de dormir e o primeiro ao acordar. Vai com a gente para a cama, contém nossas finanças, pagamentos e até namoros.
Estou falando do celular. Uma viagem ao Sul, para visitar a família na Páscoa, que não via há oito anos, foi impactada pelo uso do celular. Tod@s usam bastante. Os adolescentes, mais. Duas, três horas seguidas com olhos fixos no celular. Entendo que essas crianças tiveram dois inestimáveis anos de suas adolescências eclipsados pelo isolamento imposto pela pandemia. Mas serão capazes de, um dia, ler um livro?
O celular bagunça nossas ideias, embota a criatividade, aumenta a ansiedade, rouba tempo de vida real, atrapalha a concentração, impede o daydreaming indispensável para inventar, fabular e escrever. Mas não podemos abdicar dele. Todo artista precisa ir aonde o povo está – e o povo está olhando o celular.
Nossa rede social é como a nossa vitrine e precisa estar iluminada, limpa, bem arrumada e com novidades. É um trabalho contínuo, como se fosse um tamagotchi, aquele serzinho que, se a gente não alimentasse, morria.
Algumas dicas para escritores que desejem limitar o uso do celular:
Estabelecer um horário noturno para pôr a máquina em modo avião. Usar alerta/despertador. Sugestão realista: 22h.
Só tirar do modo avião após acordar com calma e tomar o café da manhã.
Nos dias e horários de criar/escrever, evitar entrar em redes sociais. Uma olhada por alto no Whatsapp e coloque em modo avião.
Estabeleça seu horário de leitura. Se perdeu o hábito, comece com 10, 15, 20 minutos em modo avião.
Quanto às dicas para usar de modo eficaz as redes sociais para mostrar o seu trabalho, venha fazer a consulta com a Oasys Cultural ou contrate nosso serviço de divulgação.
Outono de carne estranha – Leituras no Oasys
O romance vencedor do Prêmio SESC de Literatura 2023, que causou polêmica por seu conteúdo gay – narra a história de amor entre dois homens no garimpo de Serra Pelada – será lido no próximo Leituras no Oasys, o clube de leitura da Oasys Cultural. São 4 encontros de leitura (só os participantes) e no 4º o(a) autor(a) do livro vem conversar ao vivo com a gente em um encontro exclusivo online (1 hora de duração). Já participaram Itamar Vieira Jr., Micheliny Verunsck, Jeferson Tenório, Carla Madeira, Stênio Gardel, Juliana Leite, Michel Laub, Mariana Salomão Carrara, Pedro Augusto Baía e muitos outr@s.
Os encontros são sempre às segundas-feiras, 20h.
Cronograma "Outono de carne estranha"
6 de maio - Encontro de leitura
13 de maio - Encontro de leitura
20 de maio - Encontro de leitura
27 de maio - Encontro com Airton Souza - 2a feira - 20h às 21h
Prêmios com inscrições abertas
Escritores da Oasys
Conheça Claudinei Sevegnani e suas obras:
Conheça Luiz Vianna Sobrinho e suas obras:
Até a próxima!
Com carinho,
Valéria Martins | Agente Literária da Oasys Cultural
Receba nossas news direto na sua caixa de entrada: