O delicado momento da criação
Como acessar a fonte da Cria-atividade para a escrita fluir
Criei a série Modos de Escrever para escritores que se encontram bloqueados ou sem ideias para escrever. O momento da criação é muito delicado. Como um pássaro que pousa na janela e foge por qualquer ruído. Ruídos não faltam nos dias de hoje.
A fonte da Cria – Atividade reside dentro de nós como a nascente límpida de um rio. Só precisamos acessá-la. O problema é que a nascente vive entulhada de conteúdo: mensagens, posts, séries nos canais de streaming, dancinhas, bobagens mil. Parece que tudo conspira para que vivamos abobalhados e distraídos consumindo besteiras que esquecemos no minuto seguinte.
Para escrever, são necessários três pré-requisitos: tempo, disciplina e solidão – conforme meu livro “Como publicar seu livro”* (Ed. Jaguatirica Digital, R$ 24,90) à venda na Amazon em formato ebook.
Eu acrescentaria a palavra dieta. Impor-se um regime de restrição de redes sociais, maratonas de séries e qualquer outro excesso que esteja entupindo a fonte da criação.
Para acessar a fonte da criatividade, é preciso estar em contato consigo.
Após afastar o entulho, na hora de escrever, solte a mão e deixe a escrita fluir. Não se preocupe com pontuação, digitação, concordância, erros. Não volte a cada minuto para reler ou corrigir, ou ficará parado no mesmo lugar. Nesse momento delicado, a ordem é: deixa sair!
Dia seguinte, volte para ler – e já poderá começar a corrigir, acentuar e polir o texto de modo suave, sem pressa.
Depois que ler, corrigir etc, o trecho escrito, retome a escrita e... Deixa sair! Assim por diante. Esse esquema funciona que é uma beleza. Experimente e depois conte pra gente.
Falei mais sobre esse Modo de Escrever aqui neste “episódio” da série que comento no inicio do texto:
Escritores da Oasys na Feira do Livro de Florianópolis
Um dos braços da Oasys Cultural é o agenciamento de escritores para feiras de livros e festas literárias em todo o Brasil. Esse serviço vale para escritores já reconhecidos no meio literário brasileiro.
O ano começa agitado!
De 07 a 21 de Abril de 2023 acontece a Feira do Livro de Florianópolis, na Praça XV de Novembro - Centro - Florianópolis (SC).
Participarão:
Bruna Maia, escritora, cartunista, artista plástica e jornalista. Autora do romance “Com Todo meu Rancor” (Ed. Rocco, 2022) e do quadrinho “Parece que Piorou” (Companhia das Letras, 2020). Comanda o perfil @dabrunamaia no Twitter e Instagram. Ela conversará dia 9 de abril com Gustavo Ávila, autor do romance de terror “O Sorriso da Hiena” (Ed. Verus).
Letícia Wierzchowski, escritora e roteirista, autora do romance “A casa das sete mulheres”, adaptado pela Rede Globo para série de 50 capítulos (2003) veiculada em mais de 40 países. Em 2022, os direitos foram vendidos a outra produtora que irá produzir nova série a ser exibida em canal de streaming. Leticia falará ao público dia 19 de abril.
Stella Maris Rezende, escritora infantiljuvenil que já recebeu os maiores e mais conceituados prêmios na área, inclusive, quatro vezes o Prêmio Jabuti. Ela falará ao público dia 17 de abril.
Literatura em podcast
O escritor Alex Andrade deu início a um projeto, o Conta Conto, no qual escritores brasileiros leem pequenos textos autorais.
A divulgação é no Spotify. Tem muita coisa legal, para escutar, acesse:
Falando em podcast…
A Oasys Cultural selecionou cinco desses canais que trazem valiosas informações para escritores. Conheça um pouco deles neste post:
“O lugar das palavras” incentiva escritores
As obras de arte tem vida própria e surpreendem seus autores. Quem já leu “O lugar das palavras” (Ed. 7Letras), de Valéria Martins, diz que além de entreter como obra literária, o livro serve como estímulo aos que desejam ser escritores no Brasil. Isso, porque narra a história de um jovem jornalista, que escolheu essa carreira para se manter escrevendo, mas que tem um monte de problemas e não consegue avançar. Até que uma amiga vai trabalhar em uma grande editora, conta para ele como são os bastidores, fala de uma escritora que ganhou um prêmio literário e sugere que ele faça o mesmo percurso. À medida que Rafael se põe em movimento para a realização do seu propósito, a vida começa a andar. Muitas surpresas ocorrem. Algumas perdas. No final... Só lendo para saber.
Ela conta mais aqui:
"O lugar das palavras" se encontra na loja da Editora 7Letras. Ou autografado, direto com a agente, em mensagem direta no Instagram @valeria.martins786.
Escritores da Oasys
→ Conheça Ivana Arruda Leite e suas obras publicadas:
Gostou dos assuntos abordados? Deixe seu comentário e aproveite para dizer o que mais gostaria de ver por aqui.
Até a próxima!
Com carinho,
Valéria Martins | Agente Literária da Oasys Cultural