O caminho para se tornar reconhecido
Dia 7 de março, no Rio de Janeiro, haverá o lançamento do meu livro “O lugar das palavras”. É um volume de contos, mas criei uma ficção para amarrá-los: a história do jovem Rafael Sant´Anna, cujo maior sonho é ser escritor, mas se sente paralisado até que surge uma notícia, um fiapo de esperança. Ele o agarra e a vida começa a andar.
Natural que as pessoas pensem: mas ela é agente literária reconhecida, é claro que vai sair por uma grande casa editorial. Nananinanão. Sou reconhecida como agente, sim. Como escritora é outra história.
Meu caminho como autora de ficção literária é igual ao de qualquer escritor iniciante. Vou sair por uma pequena casa editorial, a 7Letras, que, apesar de independente, tem 35 anos de mercado e lançou o primeiro livro de escritores que se tornaram grandes nomes da Literatura Brasileira: Julian Fuks, Carola Saavedra, Ana Paula Maia, entre outros.
Após a noite de autógrafos na livraria Janela, vou realizar para mim mesma o trabalho de divulgação que faço para escritores que contratam a Oasys Cultural: envio aos formadores de opinião (outros escritores já reconhecidos da Literatura Brasileira, para que saibam que meu livro existe), envio aos blogs de resenhas literárias, além de falar bastante do livro nas minhas redes sociais.
Todas essas ações são feitas com a intenção de furar a bolha de amigos, parentes e colegas de trabalho que formam o primeiro público de todo escritor.
Meu plano é trabalhar de três a seis meses na divulgação de “O lugar das palavras”. Com sorte, conseguirei boas resenhas e alguns comentários de gente relevante sobre o livro. Vou inscrevê-lo nos prêmios literários e assim também será lido (ou pelo menos visto) pelos jurados – pessoas capacitadas do meio editorial.
Paralelamente, sigo trabalhando em meu novo manuscrito, uma narrativa longa. E assim, sem pressa, vou trilhando, igual aos meus clientes, o longo caminho de um escritor ou escritora para se tornar reconhecido. Lembrando Joseph Conrad (1857-1924), autor do magistral “Coração das trevas”:
“Todos os caminhos que levam ao que o coração do homem almeja são longos”.
Se você mora no Rio de Janeiro venha me dar um abraço e colher seu autógrafo no dia 7 de março. Nessa ocasião, vou também comemorar o meu aniversário. Será uma linda festa.
Conheça mais sobre o livro aqui:
Oasys celebra
O romance "Ébano Sobre os Canaviais”, de Adriana Vieira Lomar, cliente da Oasys Cultural desde 2018, foi o livro vencedor do Prêmio Kindle de Literatura 2023, promovido pela Amazon e Grupo Record.
O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira, 27 de fevereiro, em cerimônia no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. O júri foi formado por Sueli Carneiro, filósofa e ativista do movimento social negro; pela escritora Ana Maria Gonçalves, autora de Um Defeito de Cor; e pelo escritor Jeferson Tenório, autor de O Avesso da Pele.
Viva Adriana!!!!
Conheça mais sobre o livro que trata de uma história de amor, renúncia, racismo e identidade aqui.
Leituras no Oasys
Já pensou ler “Torto arado” e conversar com Itamar Vieira Jr.? Ler “O som do rugido da onça” (Prêmio Jabuti Melhor Romance Literário 2022) e conversar com Micheliny Verunschk? Ler “O avesso da pele” e bater um papo com Jeferson Tenório? Se emocionar com “Tudo é rio” e debatê-lo com Carla Madeira?
Os afortunados participantes de Leituras no Oasys, o clube de leitura da Oasys Cultural, já tiveram essas lindas oportunidades. Porque o nosso diferencial é que, ao fim da leitura em grupo, o autor da obra lida vem conversar com a gente em um encontro exclusivo, ao vivo, na plataforma Zoom.
Dia 6 de março, segunda feira, 20h às 21h, começa uma nova rodada de leitura. O livro escolhido é "Corpos benzidos em metal pesado" (Ed. Record), de Pedro Augusto Baía, vencedor do Prêmio SESC de Literatura 2022 categoria Contos. Serão 4 encontros de leitura no Zoom e, no último, Pedro vem conversar com a gente.
Te esperamos! Inscrições: oasyscontato@gmail.com. Cobramos a taxa simbólica de R$ 25,00 a ser paga via PIX/celular 21998049184
Conheça mais do autor e livro aqui:
Divulgação do seu livro
Já tem um livro publicado e precisa de apoio profissional para divulgação da obra? Mande um e-mail para a gente. Nós trabalhamos para divulgar autores e livros com vistas a obter respeito e visibilidade no meio literário brasileiro. Saiba mais aqui.
Aproveite para conhecer nosso trabalho pelos olhos de nossos clientes. Leia os depoimentos aqui.
Festival Rastros de Verão
Quando um escritor entrega sua vida à Literatura e alcança resultados excepcionais, seus rastros permanecem vívidos mesmo após sua passagem. É assim com João Gilberto Noll (1946-2017) nascido no Rio Grande do Sul, um dos maiores nomes da nossa literatura.
Até 30 de março, livrarias, bares e espaços culturais de Porto Alegre abrigam a quarta edição do Festival Literário Rastros do Verão (nome em homenagem a um dos romances de Noll), evento idealizado para celebrar o escritor e comentar produção literária local recente. Cerca de 60 escritores participam, entre eles, Altair Martins, Clara Corleone, os professores e pesquisadores Rejane Pivetta e Edson Migracielo –, este último, organizador de “Educação natural” (Ed. Record), livro póstumo com contos e 15 páginas de um romance que Noll estava escrevendo quando faleceu.
Migracielo também ministra a oficina “Introdução à escrita de João Gilberto Noll” nos dias 22, 23 e 28 de março às 18h30, no Centro Cultural Mário Quintana. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail: rastrosdoverao.festival@gmail.com .
Conversas inspiradoras
O canal da Oasys Cultural no YouTube já ultrapassou 2.000 inscritos sem nunca ter feito impulsionamentos com dinheiro. O grande chamariz do canal são conversas e conteúdos com o propósito de inspirar, instruir, informar e abastecer com informações pertinentes do mundo dos livros, todos os escritores.
Nesta virada de mês, teremos duas lives muito bacanas. Quem puder comparecer ao vivo, terá oportunidade de fazer perguntas aos escritores. Quem não puder, poderá assistir depois. Inscreva-se no canal! Marque o lembrete das lives. Bem-vindes!
O enigma físico e metafísico da poesia
Conversa com Alexandra Vieira de Almeira, mestre em Literatura Brasileira e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ e autora do livro de poesias "A mecânica da palavra" (Ed. Penalux) e Alexei Bueno, poeta, editor e ensaísta, membro do PEN Clube do Brasil, vencedor do Prêmio Biblioteca Nacional categoria Poesia com o volume de versos "O sono dos humildes" (Ed. Patuá).
Literatura e viagem
Você gosta de viajar? Sonha botar o pé na estrada e fazer um viajandão daqueles sem data para voltar? Caso a ideia lhe agrade, venha bater um papo com o cara que fez exatamente isso: passou 994 dias viajando a pé, de bicicleta, de carona pela América do Sul e Caribe. Seu nome é Wagner Uarpeik, ele é do Rio Grande do Norte, e vai contar pra gente os melhores momentos dessa longa e linda aventura, registrados em seu livro "Nomadeia" (encomendas direto com o autor em seu Instagram @wagneruarpeik):
Chico Buarque receberá o Prêmio Camões das mãos do Presidente Lula
O escritor, cantor e compositor Chico Buarque finalmente receberá o Prêmio Camões, que lhe foi concedido pelo Governo Português em 2019, das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A cerimônia acontecerá em Lisboa no fim de abril.
Camões é o mais celebrado prêmio literário da língua portuguesa e resulta de uma parceria entre os governos de Brasil e Portugal. Quando Chico Buarque foi anunciado como vencedor, o então presidente Bolsonaro se recusou a assinar o documento e entregar o prêmio ao escritor.
Agora, tudo se resolverá na paz: Lula viaja a Portugal a convite do presidente Marcelo Rebelo de Sousa, para participar das celebrações da Revolução dos Cravos, e aproveitará a viagem para enfim entregar o prêmio a Chico. Viva!
Oficina de Histórias em Quadrinhos com Bruna Maia @estarmorta
Nesta oficina, fruto de uma parceria entre a Oasys Cultural e a escola de escrita criativa Capivara Cultural, o objetivo é que alunos e alunas aprendam a criar uma narrativa completa em quadrinhos, em seis quadros, apropriada para publicação na web ("Webquadrinhos"). Não é necessário “saber” desenhar e a intenção é que o participante desenvolva sua própria linguagem.
Bruna Maia é jornalista, cartunista, escritora e artista plástica. Publicou o quadrinho "Parece que Piorou" pela Ed. Companhia das Letras em 2020 e o romance "Com todo o meu rancor" pela Ed. Rocco em 2022. Expôs quadrinhos e pinturas na Galeria 9ª Arte e escreveu roteiros para Porta dos Fundos. Assina a coluna X de Sexo por Bruna Maia no site F5 do jornal Folha de São Paulo.
Modos de escrever
A série "Modos de Escrever" nasceu para inspirar escritores com "bloqueio" ou dificuldade em escrever. Traremos diferentes ideias, dicas e exercícios para desbloquear a escrita e ajudar a criar uma rotina para escrever. Todos os "pitacos" tem como base as práticas de escritores reconhecidos e valorizados no meio literário e mercado editorial brasileiro.
Assista os dois primeiros “episódios” clicando nos vídeos abaixo:
Escritores da Oasys
Lembre-se de deixar seu comentário e expressar suas vontades sobre o que gostaria de ver por aqui. Vamos adorar saber suas impressões.
Aproveite para deixar seu e-mail e receber o mundo do mercado editorial na sua caixa de entrada:
Até a próxima!
Com carinho,
Valéria Martins | Agente Literária da Oasys Cultural