“Primeira coisa é procurar uma oficina literária e desenvolver a técnica. E não ter pressa de publicar. Ler autores contemporâneos, mas pegar coisas mais antigas, clássicos, tentar aprender com isso (...).”
-Carol Bensimon, no Jornal Rascunho, edição 274, fevereiro 2023.
O conselho da escritora gaúcha Carol Bensimon, residente na Califórnia (EUA), autora, entre outros, dos romances “Diorama” (2022) e “O clube dos jardineiros de fumaça” (2017), vencedor do prêmio Jabuti de Melhor Romance 2018, reflete a conversa com Itamar Vieira Jr. em uma oficina literária que a agente Valéria Martins, que também é escritora, cursou com ele em 2022.
Na oficina, no âmbito da Balada Literária, Itamar falou bastante sobre sua experiência de leitor. E frisou: não existe bom escritor sem, antes, haver um bom leitor.
Ele contou como a leitura do romance “Amada”, de Toni Morrison – primeira mulher negra a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura –, o influenciou. “Eu li o livro uma vez, corrido”, contou Itamar. “Depois li de novo, parando, relendo determinados trechos, fazendo anotações, observando como ela construiu sua história”.
A agente literária assina embaixo dos conselhos de Carol Bensimon e Itamar Vieira Jr. E indica: é bom intercalar um clássico e um contemporâneo – preferência por autores brasileiros. Ler novamente aqueles que te impactarem. Visualizar a técnica. Tentar aprender algo. E assinar o Rascunho para se informar sobre o mundo dos livros.
“O lugar das palavras” na FLIM
A Oasys Cultural já levou muitos escritores à FLIM – Festa Literária de Santa Maria Madalena, na serra do Rio de Janeiro. Agora é a vez da agente literária Valéria Martins ir como escritora convidada, para falar sobre seu livro “O lugar das palavras” (Ed. 7Letras), um romance que contem contos escritos pelo protagonista, o jovem aspirante a escritor Rafael Sant´Anna. A FLIM acontece no fim de semana de 25 a 27 de agosto nas praças e ruas da cidade natal da atriz Dercy Gonçalves (1905-2008) e é totalmente gratuita. Veja a programação.
Concurso Nacional de Literatura Prêmio Cidade de Belo Horizonte 2023
A Prefeitura de Belo Horizonte abriu as inscrições para o Concurso Nacional de Literatura Prêmio Cidade de Belo Horizonte 2023, o mais antigo do país voltado para a premiação de obras inéditas em língua portuguesa. Nesta edição, serão contemplados originais nas categorias Conto e Poesia. A obra vencedora em cada categoria receberá R$ 25 mil. Na categoria Contos, podem ser inscritos um único conto ou uma seleção deles. Já Poesia, precisa ser um apanhado delas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 5 de setembro. Leia o edital completo.
Prêmio Off Flip
Estão abertas até 25 de setembro as inscrições para o Prêmio Off Flip de Literatura 2024, que oferece aos vencedores R$ 30 mil reais no total e estadia em Paraty (foto) durante a Festa Literária de Paraty – FLIP (22 a 26/11/2024). Textos selecionados serão publicados de forma colaborativa em coletâneas. Textos vencedores e finalistas terão destaque nas coletâneas, que reunirão também os demais textos selecionados. O evento de premiação será no Polo Sociocultural Sesc Paraty durante a FLIP. Inscrições.
Ecopoesia
“O Livro do Verso Vivo” é a primeira antologia de ecopoesia em língua portuguesa, organizada por Mauricio Vieira (Lisboa) e Thássio Ferreira (Rio de Janeiro), publicada pela Editora Outra Margem. Conta com a colaboração de 46 poetas de Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Neste bate-papo no canal da Oasys Cultural no YouTube, os organizadores vão conversar com poetas da coletânea, e com a ilustradora indígena Jé Hãmãguãy. Evento gratuito e online, todes convidades.
Quem ganha quanto com a venda de um livro?
A propósito da discussão sobre o preço do livro, iniciada por Felipe Neto em suas redes sociais, vários agentes do mercado editorial brasileiro se pronunciaram. Cumprindo nossa missão de informar os escritores - quem tem informação tem tudo - preparamos um post para mostrar quanto, aproximadamente, cada envolvido na produção de um livro recebe no final das contas. Clique na imagem para saber e deixe o seu comentário.
Escritores da Oasys
Conheça Carla Mutuano e seu “Lua de Mel”:
Até a próxima!
Com carinho,
Valéria Martins | Agente Literária da Oasys Cultural