Caio Fernando Abreu costumava dizer: "A gente lê Clarice e mata Clarice. Do contrário, é impossível escrever qualquer coisa". Essa foi uma maneira dramática e enfática de dizer que um escritor precisa matar os mestres que o influenciam para poder encontrar seu estilo de narrar e sua voz autêntica e única.
Fiz uma oficina literária com João Carrascoza em uma FLIP (Festa Literária de Paraty) em que ele comentou sobre esse fenômeno da influência de um escritor reconhecido sobre um iniciante. Ele mesmo contou como foi libertado, por sua vez, em uma oficina literária com João Silvério Trevisan. Ele nos estimulou a escrever um texto em que encontrávamos o escritor que exercia influência sobre nós e conversávamos com ele ou ela, pedindo licença para prosseguir de forma livre.
Na época, quem me assombrava era o meu cliente João Gilberto Noll, ainda vivo. Hoje me considero livre e liberta sem deixar de amá-lo, admirá-lo, valorizá-lo, reverenciá-lo. E reconheço que Noll, só existe um.
Convido vocês a fazer um exercício. Parece bruxaria, mas não é. (Otto Lara Rezende costumava dizer que Clarice Lispector fazia bruxaria, e não literatura).
Identifique o escritor ou escritora que exerça influência sobre você;
Reserve meia hora, vá para um lugar tranquilo, celular em modo avião;
Sente-se com a coluna ereta, sem encostar em nada (para não correr o risco de dormir);
Faça cinco respirações profundas, a fim de relaxar;
Imagine o escritor ou escritora que exerce influência sobre você bem na sua frente. Imagine com todos os detalhes;
Agradeça de coração por tudo que lhe ensinou e inspirou;
Quando sentir que agradeceu o suficiente, diga:
"A partir de agora, sigo meu próprio caminho na escrita com toda a bagagem de conhecimento que você me outorgou. Eu te agradeço e te solto".
Repita tantas vezes quanto sentir que seja necessário.
Pronto. Com isso, seguirá mais leve.
Boas escritas!
Giro de novidades da Oasys Cultural
Aconteceu por aqui
→A escritora Adriana Vieira Lomar, cliente da Oasys Cultural, publicou seu romance "Ébano sobre os canaviais” em formato ebook, na plataforma Kindle Direct Publishing (KDP), no site kdp.amazon.com.br, para concorrer ao Prêmio Kindle de Literatura 2022. O livro conta a história de uma mulher que toma consciência de seu racismo ao descobrir suas origens. Mas não só isso. A trama atravessa séculos e gerações para falar da formação da sociedade brasileira. Ébano é o nome da protagonista, ex-escravizada que se torna dona de terras, mulher independente, mas que precisa abrir mão de seu maior amor.
Quem tiver o leitor eletrônico Kindle deve clicar aqui para conhecer a obra. Após a leitura, lembre-se de pontuar e deixar lá seu comentário. A Oasys Cultural e a Adriana Vieira Lomar agradecem.
→ Valéria Martins, a agente literária da Oasys Cultural também é escritora e gravou, com sua própria voz, a versão audiobook do seu livro mais recente, A Revolução da Longevidade. Quer saber como é o processo de gravação de um audiolivro? Assista a um dia nos estúdios da Ubook:
→A poeta e tradutora Luiza S. Vilela, autora do livro de poesias "Preciso lembrar de tudo" (Ed. 7Letras), foi entrevistada pela jornalista Fabiane Pereira para a revista Veja Rio. "Em sua estreia literária, Luiza S. Vilela nos lembra de não esquecer - Escritora reúne versos, textos breves, fotografias e sacadas geniais em livro que equilibra urgência e contemplação". Oasys recomenda a leitura da entrevista e do livro!
→ O lançamento do volume póstumo de contos "Educação natural" (Ed. Record), de João Gilberto Noll (1946-2017), cuja obra a Oasys Cultural tem a honra de agenciar, aconteceu dia 24/9 na livraria Travessa Pinheiros/SP, com um papo entre o escritor Marcelino Freire, fã do Noll, e Edson Migracielo, organizador do novo livro. No meio da conversa ainda apareceu o escritor Paulo Scott, outro fã confesso do Noll, de modo que a celebração foi completa. Além dos contos, o livro contém 15 páginas de um romance que ele começava a escrever quando faleceu aos 70 anos. Viva o Noll!
→ A agente literária Valéria Martins e sua filha Clarissa Martins Stycer, que trabalha na Editora Cobogó, prestigiaram a posse de Godofredo de Oliveira Neto na cadeira 35, ocupada anteriormente por Cândido Mendes, na Academia Brasileira de Letras. O escritor e professor da UFRJ foi ovacionado por amigos e alunos, e recebeu as honrarias de colegas como Gilberto Gil, Fernanda Montenegro, Antonio Cícero, Zuenir Ventura e Nélida Piñon, entre outros. Godofredo agora também é "imortal".
Oportunidades:
→Prêmio Geek de Literatura abre inscrições: Concurso realizado pela Amazon Brasil vai premiar obras inéditas de ficção científica, fantasia, terror e HQ. Prazo: 05 de novembro. Informações aqui.
→Prêmio de Incentivo à Publicação Literária: Secretaria Especial da Cultura lançou um edital tendo como tema o Bicentenário da Independência do Brasil. Serão premiados contos, crônicas, poesias e quadrinhos. Prazo: 19 de outubro. Informações aqui.
→ A terceira edição do Prêmio Pena de Ouro, realizado pela Casa Brasileira de Livros, está com inscrições abertas até 23 de outubro. O concurso aceita contos e poesias de escritores de países lusófonos e distribui um total de R$ 20 mil aos vencedores. Os primeiros colocados em cada categoria levam R$ 7,5 mil reais cada. Mais informações aqui.
Vem aí…
→De 23 a 27 de novembro acontece a FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty. É o evento mais charmoso do ano literário porque acontece em uma cidade linda, é muito bem organizado - realizado por ingleses e paulistas - e traz grandes personalidades da literatura mundial. Vários prêmios Nobel já participaram: Toni Morrison, J.M. Coetzee, e lendas como Robert Crumb, Lilian Ross (The New Yorker) etc. Esse ano, a grande estrela internacional será a francesa Annie Ernaux - "A mulher que faz autoficção sem escrever nenhuma vez o pronome 'eu'". Oasys recomenda muito. Quem resolver ir, deve se apressar: as pousadas de Paraty estão perto da lotação máxima.
Para inspirar
→ Oasys Cultural selecionou alguns livros que ganharam prêmios por sua qualidade literária, mesmo tendo sido publicados por pequenas editoras:
→ Conheça três escritores que estão chegando para as feiras de livros e inspire-se com como essa trinca de bambas:
Escritores da Oasys:
→ Conheça Krishina Monteiro e suas obras publicadas:
→ Conheça Luisa S. Vilela e suas obras publicadas:
→ Conheça Adilson Xavier e suas obras publicadas:
Lembre-se de deixar seu comentário e expressar suas vontades sobre o que gostaria de ver por aqui. Vamos adorar saber suas impressões.
Até a próxima!
Com carinho,
Valéria Martins | Agente Literária da Oasys Cultural