Diferença entre leitor-beta e leitura crítica
Como saber se o seu livro está pronto para publicação
Em seu livro “Sobre a escrita” (Suma Editorial, 2015), o mestre dos best-sellers de horror, Stephen King, dá valiosas dicas para aqueles que desejam evoluir como escritores. Em dado momento, ele se refere aos leitores-beta. São pessoas amigas que sejam leitoras ou até mesmo escritoras, mas em que você confia cem por cento e, principalmente, que não compitam com você. No caso de King, seus leitores-beta são amigos fiéis que sempre leem seus livros antes de todo mundo, antes mesmo do editor. Eles tomam o tempo necessário para ler e retornam com suas observações sobre o texto: o que pode soar esquisito, onde a história se perde ou se repete, o que está sensacional. King recebe os comentários e faz as mudanças que julga convenientes.
Leitores-beta só devem receber o texto depois que o autor ou autora o revise inúmeras vezes.
Comentários recebidos, alterações feitas, o autor ou autora ainda pode rever o texto inteiro mais uma, duas ou três vezes. Deve ler em voz alta para fisgar frases muito longas, vírgulas no lugar errado, problemas de concordância. Depois que fizer isso, poderá contratar uma leitura crítica.
A leitura crítica é feita por um profissional do mundo dos livros capacitado para tal. Existem alguns oferecendo esse serviço na internet. É preciso pesquisar, conhecer o background do profissional, sua ligação com o mercado editorial. Não pode ser qualquer pessoa.
A Oasys Cultural faz leitura crítica e o valor é cobrado por página. Na leitura crítica, o profissional lê o texto e anota todos os problemas e questões. Devolve um documento com uma visão geral do texto, os problemas encontrados e sugestões de soluções. Por fim, diz se o livro está pronto ou não para ser publicado.
Feitas as correções apontadas na leitura crítica, é hora de buscar editora.
Para quem deseja publicar
Mais uma parceria Capivara - Oasys Cultural, o "Publique seu livro" é um curso expositivo e prático, criado e ministrado por uma agente literária brasileira. Reúne informações suficientes para o escritor ser capaz de finalizar, publicar, divulgar e vender seu livro.
A ideia é ser escritor empreendedor, como foram outros grandes nomes da Literatura Brasileira e estrangeira, cada um em sua época: Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Stephen King, Edgar Allan Poe, Mark Twain, entre muitos outros.
O curso ensina como assumir uma postura ativa e caminhar com direção para ter sucesso e reconhecimento no meio literário. E, ao final, a professora também analisa os originais dos alunos, ajudando cada um a entender melhor o seu potencial.
Para mais informações inscrições acesse o site da A Capivara Cultural.
50 anos da Coleção Vagalume
Uma das coleções literárias que mais impactaram os jovens brasileiros foi a Série Vaga-Lume, que em 2023 completa 50 anos formando e influenciando leitores e autores. Após cinco décadas e com duas adições recentes ao catálogo, a coleção segue com o propósito de estimular as crianças e jovens a ler. Os escritores Carol Bensimon, Fabrício Carpinejar, Samir Machado de Machado e Claudia Tajes são alguns que tiveram suas trajetórias profissionais influenciadas pela coleção Vaga-Lume. Vale pesquisar, comprar e presentear com os livros seus filhos, netos, sobrinhos, crianças da família com a intenção única de formar leitores.
Oasys Cultural vai entrevistar o editor Jiro Takahashi, lenda do mercado editorial brasileiro, que foi editor da Coleção Vagalume por vários anos. A entrevista será publicada em nosso Instagram @oasyscultural em comemoração do Dia do Livro Infantil, 18 de abril. Siga-nos e fique de olho!
(Fonte: Jornal Zero Hora/RS)
Latim em pó
Vem sendo muito elogiado o livro “Latim em pó”, do professor, tradutor, pesquisador e escritor Caetano W. Galindo sobre as origens históricas da nossa Língua Portuguesa. Começando pela Europa e pelo latim, com especial atenção a Roma, passando pela Reconquista e pelo colonialismo na África e na América Latina, o autor traça um panorama amplo e compreensível da nossa língua materna. Galindo nasceu em Curitiba, em 1973. Sua tradução de “Ulysses”, de James Joyce, recebeu os mais importantes prêmios literários do país. O cara sabe.
Literatura que inspira
As pessoas que já leram o livro"O lugar das palavras" (Ed. 7Letras), escrito por Valéria Martins, tem dito que, além de entreter como obra literária, o livro serve como estímulo aos que desejam ser escritores no Brasil.
Isso acontece porque narra a história de um jovem jornalista, que escolheu essa carreira para se manter escrevendo, mas que tem um monte de problemas e não consegue avançar.
Até que uma amiga vai trabalhar em uma grande editora, conta para ele como são os bastidores, fala de uma escritora que ganhou um prêmio literário e sugere que ele faça o mesmo percurso. À medida que Rafael se põe em movimento para a realização do seu propósito, a vida começa a andar. Muitas surpresas ocorrem…
Ouça o que a escritora e agente literária da Oasys refletiu sobre o assunto:
Se interessou pelo assunto? O livro está disponível aqui.
Livro de cliente da Oasys é selecionado pela Cátedra Unesco de Leitura
O mercado do livro infantiljuvenil é diferente e mais complexo que o dos demais livros. Instituições como a Cátedra Unesco de Leitura da Puc-Rio se dedicam a estudar a literatura feita para crianças e jovens, e como esta pode ajudar a formar adultos leitores.
Todo ano, os pesquisadores selecionam e premiam uma série de livros que atingem esse propósito. Em 2023, o cliente da Oasys Cultural Maicon Tenfen, escritor catarinense, é um dos premiados com o romance juvenil "Lady Musashi e a Ordem dos Cavaleiros Arcanos" (Editora Gaivota).
Escritores de livros infantis e juvenis devem ficar de olho na seleção da Cátedra porque, o que é valorizado por ela, é também valorizado pelas editoras. Lista completa aqui.
Temporada de prêmios literários – se correr ainda consegue se inscrever em alguns
Estamos sempre de olho nos prêmios literários com inscrições abertas. Estes dois posts têm boas oportunidades:
Escritores da Oasis
→ Conheça Felipe de Caux e suas obras publicadas:
→ Conheça Roberto Passeri e suas obras publicadas:
Gostou dos assuntos abordados? Deixe seu comentário e aproveite para dizer o que mais gostaria de ver por aqui.
Até a próxima!
Com carinho,
Valéria Martins | Agente Literária da Oasys Cultural