Como participar das feiras de livros
Ser convidado a participar de uma feira de livros é uma glória para todo escritor ou escritora. Afinal, todo artista quer “ir aonde o povo está”. Se o público já leu a obra do autor e está ansioso por comentar e fazer perguntas, é como chegar ao paraíso.
Vale dizer que as boas feiras de livros, interessadas em fomentar a leitura e criar novos leitores, fazem um trabalho prévio ao longo do ano. Tendo já escolhido os autores e obras da próxima edição do evento, envolvem as escolas, compram livros e fazem doações ou incentivam a adoção. Assim, os textos são lidos e trabalhados ao longo do ano e o público é preparado para o grande encontro com o artista: o escritor.
Mesmo quando não há essa preparação, a oportunidade de estar em um palco e vender seu peixe para um grande número de pessoas é muito boa. Verdade que, nessa hora, se sairá melhor aquele que tiver mais desenvoltura e souber encantar o público.
Mas como funcionam estes eventos? Como se faz para ser convidado?
Bem, as feiras precisam encher seus auditórios. Elas preferem convidar escritores já conhecidos da crítica e do público. Um escritor que está começando, por maior e melhor que seja a divulgação, não enche auditório – essa é uma dura constatação.
Mas existem feiras menores, menos focadas em “celebridades”. Essas são uma boa maneira de começar. Uma dica importante: é melhor fazer parte da programação cultural oficial do evento do que simplesmente estar lá para sessão de autógrafos. O público dificilmente compra um livro de alguém que não conhece. Mas se a pessoa tem a oportunidade de estar no palco, falar sobre o livro, cativar as pessoas, ao final, terá mais chances de vender seus livros. Resumindo: a apresentação de um escritor em uma feira de livros deve estar conectada, imediatamente, à sessão de autógrafos. Os dois devem acontecer juntos.
Foi isso que fizemos com os clientes da Oasys Adriana Vieira Lomar, André Gardel, Gustavo Tadeu Alkimin e Geny Vilas-Novas durante a FLIM: Festa Literária de Santa Maria Madalena.
Essas e outras dicas vou continuar compartilhando aqui, na newsletter da Oasys Cultural, com vocês.
Até a próxima!
Oasys Celebra:
→ Todo escritor tem um arquivo secreto onde guarda textos que, do seu ponto de vista, ainda precisam ser trabalhados. Acontece que a morte sempre surpreende. O escritor gaúcho João Gilberto Noll, considerado um dos maiores do século XX pela crítica literária, faleceu de infarto aos 70 anos, em 2017. Inevitável que estudiosos de sua obra fossem procurar a tal pasta de arquivos secretos – e acharam. O resultado está no novo livro “Educação Natural – Textos póstumos e inéditos” (Ed. Record) com organização de Edson Migracielo e texto de apresentação de Joca Reiners Terrón.
O volume reúne 26 contos curtos e as primeiras 15 páginas de um romance que ele estava escrevendo. Uma linda homenagem e uma boa porta de entrada para conhecer a obra do gigante Noll.
A Oasys Cultural tem a honra de agenciar a obra do escritor junto com seus herdeiros.
→Nosso cliente de agenciamento literário, Fernando Molica, é semifinalista do Prêmio Oceanos com o romance 'Elefantes no céu de Piedade’ (Ed. Patuá, 2021). Parabéns ao autor e à editora!
Conheça mais da obra no post abaixo:
→ O escritor Rafael Sperling, primeiro cliente de divulgação da Oasys Cultural com seu livro “Festa na usina nuclear” (Ed. Oito e Meio, 2011), foi merecedor de página inteira no Jornal Rascunho.
Diz o escritor e crítico Nelson de Oliveira:
“Seus contos e poemas são traiçoeiras ciladas mentais que espancam a hipocrisia e a correção política. ‘Festa na usina nuclear’ e ‘Um homem burro morreu’ (2014) logo se revelaram duas das melhores coletâneas de contos deste início de século XXI”.
Parabéns, Rafael! Leia aqui.
Publique seu livro:
Começa dia 12 de setembro o curso online, com aulas ao vivo, “Publique seu livro”, com a agente literária Valéria Martins, na @acapivaracultural. São quatro encontros às segundas-feiras, de 19h30 às 21h30. Ao final, a agente literária irá emitir um parecer sobre os livros de cada aluno e aluna - prontos ou não para publicação? Informações e inscrições:
Aconteceu por aqui:
As duas últimas conversas da série "A tradução de livros brasileiros no exterior" estão disponíveis de forma gratuita no canal da Oasys Cultural no YouTube - inscreva-se!
Se você sonha ter seu livro publicado em outros países, é bom ouvir as dicas dos nossos convidados internacionais - escritores, tradutores e editores - e saber o “caminho das pedras”:
Tradução de livros brasileiros no exterior - Programa de apoio da Biblioteca Nacional
Tradução de livros brasileiros no exterior - Mercado editorial de Língua Inglesa:
Oportunidades:
→ CONCURSO DE CONTOS (UBE): A União Brasileira de Escritores (UBE) está organizando a segunda edição do prêmio de contos. A premiação será em dinheiro para os três primeiros colocados e a publicação dos 15 melhores contos selecionados em uma coletânea da editora Laranja Original. Prazo: 15 de setembro. Informações aqui.
→ Para escritores que moram em Brasília: Bienal Internacional do Livro de Brasília abre edital para seleção de 18 obras literárias de autores do Distrito Federal a serem lançadas na Bienal. Prazo: 09 de setembro. Informações e inscrições aqui.
Vem aí…
→ Em breve, o primeiro livro individual de contos de Eliane França, “Sobre o dorso das fêmeas” (Ed. Penalux) - finalista do Prêmio Rio de Literatura 2019, vai virar peça de teatro. A montagem é iniciativa da Companhia Arteira de Nova Friburgo, que foi contemplada com o Edital Retomada Cultural 2 da SECEC - Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Quem assina a direção é o premiado diretor Renato Carrera. Os ensaios já começaram e a estreia será dia 25 de Novembro de 2022 na CASA, sede da companhia em Nova Friburgo. Evoé!
Oasys recomenda
→ Falando em adaptações… O Podcast do PublishNews fez um episódio especial sobre o mercado das adaptações literárias para o audiovisual. Tiago Mello, da Boutique Filmes, falou sobre o aquecido mercado das adaptações literárias para os streamings com a participação de Carina Rissi e Rodrigo Teixeira, produtor da RT Features.
Escute aqui:
Para escritores de literatura para crianças e jovens
→ Pós em Literatura Infantil e Juvenil- Online: Seja Especialista em Literatura Infantil e Juvenil e aprenda com professores doutores, mestres e especialistas referências em suas áreas de atuação.
Metodologias ativas
Teoria e prática
Aprendizagem e criação
Mais informações e inscrições pelo WhatsApp: (21) 989856232 ou pelo e-mail: professora@cintiabarreto.com.br.
Escritores da Oasys:
→ Conheça Júlio César Bernardes e suas obras publicadas:
→ Conheça Luiza S. Vilela e suas obras publicadas:
Lembre-se de deixar seu comentário e expressar suas vontades sobre o que gostaria de ver por aqui. Vamos adorar saber suas impressões.
Até a próxima!
Com carinho,
Valéria Martins | Agente Literária da Oasys Cultural