Desde sempre quis ser escritora. Gostava de ler e escrever. Porém, meu pai, que era jornalista, não via com bons olhos essa escolha. Ele conseguiu fazer a vida e ganhar dinheiro, mas isso é realmente difícil na profissão, e queria algo melhor para filha.
Eu o entendo, mas pais e mães precisam aprender que não devem se meter nas vidas dos filhos. Desejo do coração é coisa forte. Não pode ser contrariado ou vira doença.
Cresci planejando ser médica – já que ganhar a vida escrevendo não era permitido. Às vésperas do vestibular, meu pai morreu de um câncer fulminante no fígado. Foi horrível, mas na sequência, sem ligar uma coisa com outra, mudei a opção para jornalismo.
Foi uma longa caminhada. Porque escrever reportagens é bem diferente de escrever ficção. O jornalismo tira toda poesia da escrita. É tudo pão-pão, queijo-queijo. Mas nunca abandonei a literatura. Segui lendo e escrevendo em diários, cadernos, papéis soltos.
Em 2004, fui para o mercado editorial. Trabalhar com livros, finalmente! Ao entrar na editora, todos os dias, sentia o perfume do papel e dava graças a Deus. Mas aí veio outro desafio: passei a ler somente livros relacionados ao trabalho. A leitura das coisas que eu gostava e a minha escrita ficaram, por algum tempo, embotadas.
Mas, já disse, desejo do coração é coisa forte. Continuei atenta às oportunidades, buscando caminhos. Nunca desisti. Daí saíram “Encontros com Deus – 21 personalidades narram sua busca espiritual” (entrevistas, Mauad, 1997), “A pausa do tempo” (crônicas, Jaguatirica, 2013), “A matéria dos sonhos" (novela, ebook, 2014), “Sara anda mais bonita” (conto, 7Letras, 2015), “A revolução da longevidade” (saúde, Alaúde, 2021) e um volume de contos, ainda sem título, a ser publicado em breve pela 7Letras.
Acho que o desafio maior, para mim, é acreditar na Valéria escritora e seguir em frente. Desfrutar a caminhada, sem me preocupar aonde vou chegar.
No vídeo publicado no Instagram da Oasys Cultural eu conto mais sobre minha trajetória. É só clicar na imagem abaixo:
E você? Acredita na sua versão escritor (a)? Venha para a Oasys reconhecer e desfrutar seu caminho. Quando compartilhado, ele pode ficar ainda mais interessante.
Deixe um comentário sobre as dores e as delícias da sua trajetória. Podemos (e devemos!) nos inspirar mutuamente.
Se você gosta da Newsletter da Oasys Cultural, compartilhe com quem pode se beneficiar. E se você ainda não assina, aproveite para colocar seu e-mail na caixa abaixo e receber as novidades quentinhas.
Giro de Novidades da Oasys Cultural
Para inspirar:
→ Selecionamos 7 inícios inesquecíveis de livros para inspirar os escritores a lapidar, também, o início de suas obras. Clique na imagem para descobrir quais são:
Já leu algum(ns) desses livros? O que achou? Vamos adorar saber.
Escritores da Oasys:
→ Conheça Rebeca Liberbaum e seu livro de contos “O Coração e Suas Armadilhas”, Editora Patuá.
→ Conheça Isa Martins e seu do livro de contos "Maria que vão e que não vão com as outras", Editora Chiado.
→Quer fazer parte do time de escritores da Oasys Cultural? A maneira de chegar é marcar uma consulta com a agente literária. Mande um email para: oasyscontato@gmail.com e explique seu projeto.
Vem aí:
→ Bienal Internacional do Livro de São Paulo e a Oasys Cultural estará presente, principalmente, na série de encontros Interlivro – Encontro Internacional de Profissionais do Livro, realizado pelo PublishNews, o portal de notícias do mercado editorial. Trata-se de evento presencial, gratuito, com transmissão online, reunindo alguns dos maiores profissionais do mercado do livro mundial: James Daunt, CEO da rede norte-americana de livrarias Barnes & Noble; Juergen Boos, presidente da Feira do Livro de Frankfurt; Karine Pansa, ex-presidente da Câmara Brasileira do Livro e vice-presidente da International Publishers Association, entre outros. O propósito é refletir sobre os novos rumos do mercado.
Se você é escritor ou escritora, planeja publicar seu livro e fazer parte do mercado editorial, é bom conhecer o meio onde deseja se inserir. Isso faz toda diferença! Assine a newsletter do PublishNews (todos que trabalham com livros lêem) e faça sua inscrição.
→ 20ª edição da Flip retomará as ruas e praças de Paraty. A Festa já tem data para acontecer: de 23 a 27 de novembro de 2022 e, claro, a Oasys Cultural também estará presente. Informações aqui.
Não esqueça de deixar seu comentário e expressar suas vontades sobre o que quer ver por aqui. Vamos adorar saber suas impressões
Até a próxima!
Com carinho,
Valéria Martins | Agente Literária da Oasys Cultural