Você mandou seu texto original inédito para uma editora e a resposta não vem. Demora.
“Ó céus, não gostaram do meu livro!”
Nada disso. 99% de chances de nem terem chegado no seu livro. É preciso cobrar com jeitinho, com amor e carinho. Sem chatear os editores. Mas se fazer lembrar, sim, é necessário.
Tratando-se de uma editora tradicional, quem faz esse serviço é o agente literário. De tempos em tempos, cobra resposta. Não pode ser amiúde, porque tudo com livros demora. Uma resposta de editora tradicional pode tardar seis, oito meses, um ano, mais de um ano – e no final o resultado pode ser “não”.
Tem mais: contratos de editoras tradicionais preveem um prazo de 24 meses para publicar o livro. Se não o fizerem dentro, os direitos retornam ao autor sem ônus para as partes, e tudo volta à estaca zero.
Já uma editora independente, é do interesse dela examinar e aprovar (ou não) seu original inédito, porque na maioria das vezes cobram para fazer os livros. Mas atenção, já disse e repito: não pode ser qualquer editora, não pode ser uma “máquina de salsichas de fazer livros”. Precisa ter curadoria. Escolher o que vai publicar, mesmo que cobre.
A editora independente é sempre um exército de um homem só: três a cinco pessoas fazendo o trabalho de vinte. É preciso cobrar – uma vez por mês é um prazo razoável – para ser visto/avaliado. Quem não chora não mama. Então, antes de se sentir rejeitado ou pensar que seu original não presta, cobre resposta.
Concurso de ensaios
Para escritores de não-ficção, gênero ensaio: estão abertas as inscrições para o 6º Concurso de Ensaísmo Serrote, promovido pela revista com mesmo nome, publicada pelo Instituto Moreira Salles. Autores e autoras precisam ser inéditos em livro ou ter, no máximo, uma obra publicada, em qualquer gênero. Serão selecionados três textos inéditos. Prêmios de 10 mil, sete mil e quatro mil reais. Prazo para envio dos textos: 31 de agosto de 2023.
Palavra de Mulher
Dia 8 de agosto, 19h, no canal da Oasys Cultural no YouTube, a agente literária Valéria Martins vai conversar com duas mulheres maduras, ex-executivas de grandes empresas, mães de família, que decidiram mudar de vida e se reinventar para, entre outros objetivos, pôr no papel suas histórias, memórias e ficções. Daniela Reis, autora de "Páginas de dentro" (independente) e Vanessa Malagó, autora de "Torrente" (Ed. Patuá), vão falar sobre literatura, amor, maternidade, propósito de vida e a experiência de publicar de forma independente ou com ajuda de leis de incentivo, seu primeiro livro. Evento aberto e gratuito, basta estar online para participar.
Encontro de poetas – Presencial/RJ
Oasys Cultural promove um encontro de poetas dia 9 de agosto, quarta-feira, a partir das 19h, no Bar Botica em Botafogo (Rua Fernandes Guimarães, 30). Evelyn Silva, autora de “Cheiros indistinguíveis” (Ed. Urutau), Gringo Carioca, autor de “Vozes e visões” (Ed. Arribaçã) e Suzana Piscitello, autora de “Palavra passarinha” (Ed. Versiprosa) vão conversar com mediação da agente literária Valéria Martins e ler suas poesias. Ao final do papo, microfone aberto. Tragam seus poemas e venham participar. O Bar Botica tem uma biblioteca e os escritores são convidados a doar um exemplar para seu acervo, além de poderem levar para casa o que quiserem, sem custo.
Poesia e jogos
A literatura está ganhando novos espaços. Igor Lucas dos Santos e Tássia Gome, uma dupla de estudantes mineiros, criou o jogo “Emily Is Afterlife” para dispositivos móveis. O objetivo é apresentar a vida e obra da poetisa Emily Dickinson a uma nova geração de leitores.
O aplicativo foi vencedor na categoria games da 11ª edição do Campus Mobile, concurso de inovação que estimula a formação de jovens talentos universitários para o desenvolvimento de soluções por meio de aplicativos para dispositivos móveis que promovam impacto social e benefícios à população.
Fonte: Publishnews
Agente literária responde:
Qual é a diferença entre mentoria literária e leitura crítica? Se você não sabe, assista ao vídeo e compartilhe com quem possa se interessar. (É só clicar na imagem).
Escritores da Oasys
Conheça Fernando Molica e suas obras:
Me conta, o que mais você quer ver por aqui?
Até a próxima!
Com carinho,
Valéria Martins | Agente Literária da Oasys Cultural