É desafiador, para um escritor brasileiro, ser publicado no exterior. O gaúcho João Gilberto Noll (1946-2017) é um caso à parte.
Autor de contos e romances literários, desperta o interesse de pesquisadores e editores em diversos países do mundo, mesmo após a morte. Um dos motivos talvez seja a voz única e original de seu narrador, sempre o mesmo, um homem sem nome. Outro pode ser a maneira sincera e crua com a qual desnuda o próprio inconsciente, enquanto fala através de seus personagens.
O fato é que, no primeiro semestre de 2022, mais dois romances de Noll foram publicados em países estrangeiros:
Pela Christian Bourgois, saiu na França "Hotel Atlantique" com tradução de Dominique Nédellec.
Pela Two Lines, de São Francisco (EUA), saiu "Hugs and Cuddles" com tradução de Edgar Garbelotto.
A Oasys Cultural tem a honra de agenciar a obra de João Gilberto Noll junto com os herdeiros do autor.
No post abaixo contamos um pouco mais sobre o escritor e suas obras.
Especial para mulheres:
→ Tem um livro de poesias para ser publicado? Aproveite! A partir do dia 1º de julho, a Editora Claraboia está recebendo originais de poesia escritos por mulheres. Informações no post abaixo:
Para inspirar:
→ Selecionamos 5 livros que vão te ajudar a escrever melhor. Para descobrir quais são é só clicar na imagem abaixo:
→ Todo escritor precisa enxergar o mundo por diversos olhares. Por isso, a Oasys Cultural selecionou 6 escritores indígenas que precisam ser lidos e celebrados. Conheça os nomes no post abaixo:
→ O número de páginas do seu original importa? Confira o conselho da agente literária, Valéria Martins, sobre o assunto:
Oportunidades:
→“Culturas digitais: movimentos e possibilidades” é o tema da 13ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva, que acontece de 5 a 7 de julho de 2022, em São Paulo. Os encontros de 5 e 6 de julho serão realizados no Centro de Convenções Rebouças. Na tarde de 7 de julho serão realizados minicursos na Biblioteca de São Paulo e Biblioteca Parque Villa-Lobos. Informações e inscrições aqui.
→ Acontecendo agora! O Congresso Internacional de Leitura, realizado pelo Observatório do Livro vai até o dia 08 de julho. O congresso conta com 24 escritores e artistas de países de língua portuguesa em diversas lives gratuitas e on-line, a partir das 19h. O tema deste ano do evento – que acontece dentro da programação da 26ª Bienal do Livro de São Paulo – é Ler é preciso! O livro e a leitura em língua portuguesa além das fronteiras. Para se inscrever e conferir a programação completa, é só clicar aqui.
Me conta, o que mais você quer ver por aqui?
Até a próxima!
Com carinho,
Valéria Martins | Agente Literária da Oasys Cultural