A Oasys Cultural, agência literária fundada pela jornalista e escritora Valéria Martins, completou 14 anos em outubro de 2022. Antecipando o aniversário de 15 anos em 2023, a agência estreia seu novo site – www.oasyscultural.com.br criado pela ZionLab com design de Tania Grillo.
O pássaro, marca da Oasys, é uma fênix: ave da mitologia grega que, ao morrer, entra em combustão, e após algum tempo, renasce das cinzas. O ramo de plantas e flores reforça a ideia de um oásis, lugar de abundância e beleza onde as caravanas fazem uma pausa para se abastecer antes de prosseguir viagem.
A Oasys nasceu como uma empresa de jornalismo em 1998. A agência literária surgiu uma década depois, quando Valéria Martins já havia migrado para o mercado editorial, trabalhado em duas grandes empresas de livros – Elsevier e Record – e ousou dar um passo maior: tornar-se uma mulher empreendedora. Para saber mais sobre isso, assista:
A Oasys Cultural sempre foi uma agência diferente. Começou com o agenciamento de escritores para feiras de livros – atividade que continua a exercer com novos clientes brasileiros e estrangeiros como Ondjaki, Socorro Acioli, Micheliny Verunschk, entre outros.
Logo passou ao agenciamento literário tradicional – representa a obra de João Gilberto Noll (1946-2017) para o Brasil e o mundo. Sua especialidade é o atendimento a escritores iniciantes.
Em 2023, a Oasys Cultural prossegue firme em sua missão de apoiar e orientar escritores em todas as etapas da sua carreira. Teremos festa e promoções para celebrar os 15 anos!
Fiquem ligados em nossas redes.🧡
PRÊMIO CAMÕES
→ Silviano Santiago (foto), amigo da Oasys Cultural – já indicou vários clientes para nós – foi o grande vencedor do Prêmio Camões 2022. Além da honra, o autor também ganha 100 mil euros.
Nascido em 1936, Silviano é doutor em Letras pela Sorbonne e foi professor de universidades norte-americanas e europeias. Dentre seus livros publicados, destacam-se: “Mil rosas roubadas”, vencedor do Prêmio Oceanos 2015 e “Machado”, vencedor do Jabuti de Romance e de Livro do Ano em 2016 (ambos da Companhia das Letras).
Criado por Portugal e Brasil em 1989, Camões premia escritores pelo conjunto da obra obedecendo a um revezamento anual para a nacionalidade dos vencedores, entre brasileiros, portugueses e autores africanos de países de língua portuguesa. Ano passado, a premiada foi a moçambicana Paulina Chiziane. Antes de Silviano, o brasileiro agraciado foi Chico Buarque de Hollanda, em 2019.
Parabéns ao escritor!
MAIS UM ANIVERSÁRIO
→ A editora de livros de terror favorita dos leitores brasileiros, Dark Side, também está de aniversário e completa 10 anos.
Criada por Christiano Menezes e Chico de Assis, foi a primeira editora no Brasil dedicada exclusivamente ao gênero de horror e se destaca por suas capas e projetos gráficos caprichados. O livro de estreia foi uma edição ilustrada dos bastidores do clássico “O massacre da serra-elétrica”.
A propósito, quem ainda não assistiu, corre no canal da Oasys Cultural e veja a conversa entre a agente literária Valéria Martins e o escritor Bruno Ribeiro, vencedor do Prêmio Machado Darkside com o romance “Porco de raça”:
→ E por falar em livros de terror escritos por autores brasileiros… Viu a seleção que preparamos no dia 31 de outubro?
OPORTUNIDADES
→ Prêmio Marielle Franco, de ensaios feministas inéditos, está com inscrições prorrogadas até 14 de novembro. Clique no post abaixo para mais informações:
→ Concurso Bolsas Criar Lusofonia: Este programa tem por objetivo a atribuição de Bolsas no domínio da escrita, para cidadãos oriundos de países da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa. Prazo: 30 de novembro. Veja o regulamento aqui.
ACONTECEU POR AQUI
→ O livro de contos “A medida do mergulho”, do escritor brasileiro residente em Mérida, México, Paulo de Moura, mereceu análise e leitura no canal da professora Ninfa Parreiras no YouTube. Ninfa é poeta, professora de escrita criativa, bibliotecária e atua na curadoria da Festa Literária de Santa Teresa. Assista:
OASYS RECOMENDA
→ Dia 29 de outubro comemoramos o Dia Nacional do Livro. Oasys recomenda a leitura do artigo de Dante Cid, presidente do SNEL (Sindicato Nacional das Editoras de Livros) com o título: “Dia do livro: O que comemorar?” Válido para todos que amam e trabalham com livros. Leia aqui.
→ Deliciosa conversa entre o jornalista Rodrigo Casarin, à frente do excelente Podcast Página 5, com o imortal Ignácio de Loyola Brandão, 86 anos, autor dos clássicos “Zero”, “Não verás país nenhum” e que acaba de lançar o romance “Deus, o que quer de nós” (Global). O título do papo adianta o conteúdo: “Agora a distopia é real”:
Escritores da Oasys
→ Conheça Cláudio Aguiar e suas obras publicadas:
→ Conheça Jacqueline Farid e suas obras publicadas:
→ Conheça Decio Zylberzstajn e suas obras publicadas:
Lembre-se de deixar seu comentário e expressar suas vontades sobre o que gostaria de ver por aqui. Vamos adorar saber suas impressões.
Até a próxima!
Com carinho,
Valéria Martins | Agente Literária da Oasys Cultural